Policiais Militares Ambientais de Corumbá (MS) realizavam operação de fiscalização conjunta com fiscais do IBAMA no Pantanal e encontraram hoje pela manhã um filhote de onça-pintada, que fora atropelado e morto na BR 262.

O animal estava próximo à ponte sobre o rio Paraguai e o estado da carcaça indicava que o atropelamento pode ter ocorrido na madrugada de hoje. Em toda a extensão da BR 262 há problemas de atropelamento de animais silvestres, porém, o trecho entre Corumbá e Miranda ainda é o mais problemático.

Próximo à ponte, a PMA recolheu no dia 9 de julho, outro felino da espécie “jaguatirica” com a pata quebrada, vítima de atropelamento.

A carcaça do filhote foi recolhida e a PMA fará a taxidermia para utilização em trabalhos de Educação Ambiental. Em oficinas com vários animais empalhados os policiais discutem com alunos das escolas públicas e privadas, sobre os problemas relativos à fauna, entre eles, o atropelamento, que ocorre principalmente pela alta velocidade dos motoristas e de rodovias que não foram pensadas de forma a favorecer a travessia de animais silvestres.

O pensamento na execução dos projetos de rodovias normalmente é somente no econômico, esquecendo-se o ecológico. A carcaça da onça-pintada será levada à Universidade Federal de Corumbá, pois, logo que se resolva o problema da greve, policiais militares ambientais ministrarão um curso de taxidermia para alunos do curso de biologia daquela Universidade.

Com esta são 3 onças-pintadas mortas na BR 262, recolhidas e empalhadas pela PMA nos últimos 5 anos, as quais estão sendo utilizadas em trabalhos de Educação Ambiental.