Policiais Militares Ambientais de Naviraí e Mundo Novo (MS) realizam operação na área do Parque Várzeas do Ivinhema há três dias e autuaram ontem à tarde um pescador que pescava dentro do Parque (área proibida). O homem, de 50 anos estava em uma embarcação do tipo bateia e havia capturado 15 kg de pescado das espécies “pintado” e “jurumpensém”, sendo todos os exemplares fora da medida permitida pela legislação e ainda havia usado anzóis de galho, que são petrechos proibidos. Além do pescado, foram apreendidos a embarcação e 30 anzóis de galho que o pescador utilizara na pescaria.

Os Policiais deram voz de prisão ao autuado, residente no distrito de Porto Caiuá (Naviraí), que foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de polícia civil de Naviraí, onde ele foi autuado em flagrante por crime de pesca predatória e saiu após pagar fiança. Se condenado poderá pegar pena de 1 a 3 anos de detenção. O pescador ainda foi autuado administrativamente e recebeu multa administrativa de R$ 1.720,00.

Durante a fiscalização também foram apreendidos 1 barco de alumínio abandonado, 150 anzóis de galho, 35 bóias (João-bobo) e 1 rede de pesca. Os proprietários dos petrechos não foram localizados. A operação continua no local.