Policiais Militares Ambientais do Posto Avançado da Cachoeira do Sossego, em (MS) estavam há dois dias tentando prender dois elementos que estariam praticando pesca durante a piracema no rio Aquidauana na região de Rochedo e, ontem conseguiram prender três homens envolvidos com a pesca predatória e apreender 165 kg de pescado, sendo alguns exemplares fora da medida permitida pela legislação.

A dificuldade a captura destes elementos era que eles estariam pescando armando anzóis de galho e redes de pesca no rio e só retiravam o pescado, ou seja, ficavam pouco tempo no rio. Entretanto, ontem dois pescadores, residentes em Rochedo foram presos e mostraram onde guardavam os peixes, que estavam em um frízer em uma fazenda na região e eram armazenados pelo caseiro da propriedade que também foi preso pelo envolvimento com a pesca predatória.

O frízer, o pescado e mais uma rede de pesca pertencente aos pescadores e encontrada na fazenda foram aprendidos e os infratores foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Rochedo, juntamente com o material apreendido e autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória e saíram após pagamento de um salário mínimo de fiança cada um. Se condenados pelo crime ambiental poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Eles foram multados administrativamente em R$ 5.180,00 cada um.

A região de Rochedo, que tem o rio Aquidauana, bastante piscoso, é bastante preocupante com relação à pesca predatória. Por este motivo, o Posto Avançado da Cachoeira do Sossego, criado inicialmente para funcionar somente durante o período de piracema, há três anos tem permanecido ativado durante todo o ano.