Michael Phelps se tornou, nesta tarde, o maior atleta olímpico de todos os tempos. Ninguém conquistou tantas medalhas na história olímpica. Ninguém venceu tantas provas em uma mesma edição dos Jogos. Resumindo, ninguém brilhou tanto em uma piscina quanto ele, nunca. E, para tornar a história ainda mais incrível, Phelps chega ao olimpo esportivo justamente quando o mundo percebe que, no fim das contas, ele não é um super-homem.

Com os dois pódios desta terça-feira, a prata nos 200 m borboleta e o ouro no revezamento 4×200 m livre, ele chegou a 19 medalhas em quatro Olimpíadas. Com o feito, manda a ginasta soviética Larisa Latynina para a segunda posição no quadro histórico de medalhas, com 18 pódios.

Antes, Phelps já tinha superado outros recordes. Com os oito ouros de -2008, bateu os sete de Mark Spitz, até então a maior performance individual de um atleta em uma mesma Olimpíada. Somando os seis títulos olímpicos que já possuía, dos Jogos de Atenas-2004, com os de Pequim-2008 e o de -2012, ele é o atleta mais dourado da história, com 15 ouros.

O mais incrível é que todos esses feitos são coroados com as performances mais humanas que Phelps já mostrou em Olimpíadas. Após duas medalhas de ouro consecutivas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, nos 400 m medley de Londres-2012 três nadadores o venceram ? um deles, o brasileiro Thiago Pereira. Foi a primeira vez que o nadador disputou uma final olímpica e não subiu ao pódio desde 2000 ? e em Sydney, ele era um adolescente de apenas 15 anos ainda assustado com a magnitude dos jogos.

Sua única medalha, até esta terça-feira, tinha sido no revezamento 4x100m livre. E de prata. Ryan Lochte fechou a prova para os , entrou em vantagem, mas acabou ultrapassado pelo francês Yannick Agnel. A cena foi igualzinha à de 2008, só ao contrário: em Pequim, foram os EUA que entraram na piscina atrás e viraram sobre os franceses, graças a melhor prova da vida de Jason Lezak.

O primeiro feito do dia foi igualar a marca de Larisa Latynina, mas, claramente, ficou longe do resultado dos sonhos. Phelps liderou os 200 m borboleta por mais de 100 m, mas foi perdendo rendimento nos últimos metros. Enquanto a torcida ia ao delírio, Chad le Clos se aproximava. Os últimos metros foram lado a lado. Na batida, por 0s05, o nadador sul-africano conquistou o ouro. Prata histórica e, ao mesmo tempo, decepcionante para o americano.