Pesquisadores apresentam resultados de estudos aplicados ao Pantanal
A primeira rodada de palestras do 4° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 4°GeoPantanal começou com a exposição de trabalhos relacionados à temática das geotecnologias aplicadas ao monitoramento de áreas úmidas. Essas regiões representam grandes desafios aos cientistas, principalmente devido às características geográficas que dificultam a aplicação das ferramentas tecnológic…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A primeira rodada de palestras do 4° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 4°GeoPantanal começou com a exposição de trabalhos relacionados à temática das geotecnologias aplicadas ao monitoramento de áreas úmidas. Essas regiões representam grandes desafios aos cientistas, principalmente devido às características geográficas que dificultam a aplicação das ferramentas tecnológicas.
O pesquisador Stephen K. Hamilton, da Universidade do Estado de Michigan (EUA), abordou estudos com sensoriamento remoto desenvolvidos na América do Sul, incluindo Venezuela, Peru, Amazônia, Pantanal e em planícies australianas. A análise integrada de técnicas de radar com o uso de imagens de satélite permitiu realizar o mapeamento dessas áreas e encontrar soluções para melhor compreensão dos macrossistemas.
Em seguida, a pesquisadora Mercedes Salvia, do Instituto de Astronomia e Física do Espaço da Argentina, apresentou trabalhos realizados para o entendimento da dinâmica do macrossistema Delta do Paraná, especialmente nas regiões das províncias de Santa Fé, Entre Rios e Buenos Aires. A metodologia baseou-se no aporte do estudo de zonas úmidas funcionais em geral e na análise de como os dados de sistemas de observação da Terra podem monitorar processos regionais em uma área específica.
As mudanças no uso da terra do Grande Chaco e os impactos para o bioma Pantanal foram o tema da palestra proferida pelo cientista Angel Alberto Yanosky, da organização Guyra Paraguay. Com o uso das geotecnologias, é possível observar, por exemplo, como o desmatamento vem crescendo na região. Esse conhecimento é fundamental para promover a conscientização ambiental e a formulação de políticas públicas que contribuam para preservar a biodiversidade, destacou Yanosky.
O 4° GeoPantanal ocorre até dia 24, no centro de convenções do Wetiga Hotel, em Bonito (MS). Durante o evento, estão sendo ministradas palestras por estudiosos da América Latina, Europa e dos Estados Unidos. As sessões orais e de pôsteres incluem diversos trabalhos que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas.
O evento é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Notícias mais lidas agora
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
- Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
Últimas Notícias
Convênio vai mapear aldeias e oferecer capacitação para indígenas e quilombolas
Os acordos foram assinados entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a Embrapa e o Sebrae
‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Jornalista que dirigia carro que causou acidente aguarda data para ser julgado
Lula vem para MS entregar projetos de infraestrutura após cancelar agenda duas vezes, diz Vander
Lula viria para área onde ocorreu conflito indígena em MS, mas cancelou a agenda duas vezes
Cursos gratuitos oferecidos pelo Senar MS seguem com inscrições abertas; são 480 vagas
Há oferta de turmas presenciais e semipresenciais, com duração de dois anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.