Pesquisa mostra que mais da metade das inovações falha no PDV
Nielsen revela que 54% das inovações não preenchem os requisitos para terem êxito no ponto de venda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nielsen revela que 54% das inovações não preenchem os requisitos para terem êxito no ponto de venda
Em cada dez itens e conceitos testados pela indústria brasileira, mais da metade chegará às gôndolas com grandes possibilidades de fracasso. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Bases, área da Nielsen que estuda o provável desempenho de uma inovação. A análise leva em conta 12 parâmetros, cada um classificado dentro de quatro escalas (excelente, pronto, arriscado e fracasso), conforme o potencial de sucesso do produto e o seu grau de preparo para ser lançado ao mercado.
As chances de êxito são garantidas somente para aqueles que tiverem atingido os graus “pronto” ou “excelente” em todos os fatores avaliados. Mas o rigor da metodologia não para por aí. Bastam apenas dois apontamentos na zona do “fracasso” para considerar o produto “tão fraco quanto o seu ponto mais fraco”, compara Chris Adrien, diretor da Bases. Os profissionais da Nielsen já examinaram 130 mil iniciativas em 60 países desde 1977.
No Brasil, a área reprovou 54% dos 430 conceitos testados nas áreas de alimentação, limpeza, higiene pessoal e medicamentos OTC (isentos de prescrição médica) nos últimos quatro anos. Esse mesmo índice se repete também no estudo de 600 itens efetivamente lançados globalmente. “Cruzamos a teoria brasileira com a prática observada em outros países para extrair os 12 fatores de sucesso”, explica Juliana Acquarone, da Bases Brasil.
Os escorregões acontecem principalmente em dois quesitos: no poder de atração do produto e no desejo de compra. Globalmente ou localmente, segundo a Bases, o que importa é diferenciar a marca no ponto de venda e oferecer itens capazes de solucionar problemas rotineiros. “A responsabilidade do produto é ser relevante”, sublinha Eduardo Bonelli, gerente de marcas da japonesa Ajinomoto, dona da marca Miojo. Embalagens mais adequadas à entrega do benefício prometido ou até uma nova cor já são suficientes para romper as referências da categoria, a que apresenta melhores índices de aprovação no estudo da Nielsen. “Mas os produtos hoje são muito parecidos”, constata Juliana.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
- Estelionatário do Amor: Falso pecuarista aplica golpe em mulher prometendo presente de R$ 300 mil
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
Últimas Notícias
Rodhes ouve história de Luma e a acolhe: Resumo de Mania de Você, capítulo do dia 06/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (6)
Silvia tenta convencer Belisa a revelar seu segredo: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 06/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (6)
Beatriz descobre documentos falsos de Clarice: Resumo de Garota do Momento, capítulo do dia 06/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (6)
Cristina atira em Serena e Rafael entra na frente: Resumo Alma Gêmea, capítulo do dia 06/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (6)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.