Geral

Pesquisa descobre detalhes inéditos do vírus da gripe

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pela revista Science aponta detalhes do vírus da gripe observados pela primeira vez pelos cientistas. O estudo de mais de 10 anos de pesquisadores espanhóis e americanos permitiu compreender como funciona a estrutura molecular tridimensional que contém o material genético dos vírus. De acordo com o estudo, o “coração” dos […]

Arquivo Publicado em 23/11/2012, às 16h36

None

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pela revista Science aponta detalhes do vírus da gripe observados pela primeira vez pelos cientistas. O estudo de mais de 10 anos de pesquisadores espanhóis e americanos permitiu compreender como funciona a estrutura molecular tridimensional que contém o material genético dos vírus.


De acordo com o estudo, o “coração” dos vírus é composto por oito segmentos de ácido ribonucleico (RNA), que compõem o código genético, associados a várias proteínas. Esse complexo, denominado ribonucleoproteínas, é encarregado pela replicação dos vírus, produzindo novas cópias de si mesmos e contribuindo para a disseminação da infecção.


“O que descobrimos é como estão organizadas essas máquinas que permitem a transcrição e a replicação dos vírus da gripe”, disse Martín Benito, um dos coordenadores da pesquisa, ao site El Mundo. O conhecimento mais avançado do processo permite indicar alguns pontos vulneráveis do vírus, o que abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos capazes de impedir a multiplicação do vírus da gripe.

Jornal Midiamax