O que uma obra num posto de saúde prestes a ser inaugurado e o Facebook tem em comum? À primeira vista nada, mas juntos podem aflorar o espírito de cidadania nas pessoas.

Foi o que aconteceu na manhã de hoje quando o publicitário Wellington Morais divulgou na página de seu perfil na rede uma foto-flagrante da Unidade Básica de Saúde do Altos da Monte Alegre, em que uma placa da prefeitura obstruía a passagem dos pedestres na calçada. Para piorar a situação, a calçada também é “sinalizada” com o piso tátil, usado pelos deficientes visuais.
Tanta repercussão gerou efeito rápido.

Em menos de 4 horas as placas já estavam sendo retiradas. Também pelo Facebook a prefeitura anunciou a retirada da placa. O texto dizia também que “a placa estava instalada no local há pelo menos um ano. Recentemente a construtora responsável pela obra da Unidade de Saúde do Altos da Monte Alegre fez a calçada, mas não mudou a placa de local”

Atualmente a Lei de Acessibilidade está em um processo de readequação, o que torna problemas como este mais urgentes. A recomendação dos órgãos responsáveis pela instalação dessas estruturas na mídia é sempre pelo bom-senso.