Geral

Pedidos de patentes brasileiras no exterior cresceram 17% no ano passado

Números da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) divulgados hoje (7), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), revelam que os pedidos de patentes brasileiras no sistema global Patent Cooperation Treaty (PCT) cresceram 17% no ano passado. No acumulado dos últimos quatro anos, a expansão atingiu 43%. O Brasil totalizou 572 […]

Arquivo Publicado em 07/03/2012, às 19h32

None

Números da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) divulgados hoje (7), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), revelam que os pedidos de patentes brasileiras no sistema global Patent Cooperation Treaty (PCT) cresceram 17% no ano passado.


No acumulado dos últimos quatro anos, a expansão atingiu 43%. O Brasil totalizou 572 pedidos de registro de patentes no exterior. A pesquisa da Ompi mostra que, assim como o Brasil, os demais integrantes do Brics (acrônimo que representa os emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) também mostraram incremento nos pedidos de patentes no exterior.


Em contrapartida, os países europeus e americanos ainda estão tentando se recuperar da queda iniciada em 2008, com a crise financeira internacional. O crescimento dos pedidos de patentes da China no PCT alcançou 200% no período de quatro anos, contra 58% da Índia e 40% da Rússia.

Jornal Midiamax