saúde e educação como

Saúde e educação foram apontadas como prioridades pelo prefeito eleito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), na tarde desta segunda-feira, 17 de dezembro. A definição das metas aconteceu durante reunião com os futuros integrantes do primeiro escalão da Administração Municipal. “Essas duas áreas terão absoluta e total prioridade”, disse o futuro chefe do Executivo. A vice-prefeita eleita, Márcia Rolon, também participou da reunião.

Ao definir os pontos que serão trabalhados logo no começo de sua gestão, Duarte ressaltou que sua equipe de governo terá de cumprir as metas com o único intuito de prestar serviço de maior qualidade à população. Todos eles terão de mostrar serviço no comando das pastas. “Vamos trabalhar de forma competente, participativa com a população. Isso vai ser a partir do prefeito. Estarei presente nas comunidades, bairros e vou exigir que a equipe faça o mesmo. Terão de andar, de conhecer a realidade. Vamos adotar algumas medidas no dia da posse [1º de janeiro], vou assinar decretos e encaminhar projetos para a Câmara, nosso objetivo é atender a população. Esta será nossa prioridade”, complementou.

As primeiras metas a alcançar durante sua gestão estão ligadas exatamente a saúde e educação, além de serviços públicos e questões ligadas aos assentamentos rurais. “Na saúde, o nosso desafio inicial é melhorar o atendimento na atenção básica, onde tudo começa. Vamos traçar plano para atingirmos o objetivo de melhorar o atendimento na atenção básica. Na educação, queremos melhorar os índices do IDEB, já houve avanço nos últimos oito anos. A meta é melhorar os índices. Vamos estabelecer uma estratégia para buscar um projeto que garanta, o mais rápido possível, a solução para o problema da água nos assentamentos. Criei a Coordenadoria de Segurança, que vai vincular a Guarda Municipal e a Defesa Civil. Vamos desenvolver ações de forma preventiva e evitar que aconteçam problemas. Quando não for possível, teremos que ter capacidade de resposta e resolver rapidamente”, observou o prefeito eleito.

Expediente integral

Também foram elencadas como prioridades, a realização de um grande mutirão de limpeza com a implantação de um programa de embelezamento urbano da cidade; a realização do carnaval 2013 e a solução para o transporte coletivo do município. A primeira ação efetiva que será vista pela comunidade logo nos primeiros dias da nova administração será no expediente da Prefeitura Municipal. “Precisamos atender melhor a população. Teremos a partir de janeiro, período integral para buscar servir melhor a comunidade”, antecipou Duarte. Hoje o expediente ao público é no período das 07h30 às 13h30.

A reunião desta segunda-feira indicou o rumo que a administração Paulo Duarte vai seguir a partir de 1º de janeiro de 2013. “Queremos uma gestão efetivamente comprometida com nosso projeto. Deixei muito claro que toda a equipe tem de se envolver com o projeto da administração, não interessa se determinado projeto é da secretaria de Educação ou de Saúde. Toda equipe tem de trabalhar para que essas metas sejam atingidas. Buscamos desde o inicio atendimento de qualidade à população. Mostrei qual é o meu estilo de administrar, que é cobrando metas e resultados. Sou de diálogo, mas vou cobrar”, afirmou enfaticamente o futuro prefeito.

Paulo Duarte antecipou que vai montar uma estrutura, em seu gabinete, para acompanhar o andamento dos projetos de cada secretaria municipal. Ele informou também da criação do Escritório de Representação da Prefeitura em , que terá como chefe o ex-presidente da Fundesporte no governo Zeca do PT, Rodrigo Terra, que também comandou o escritório de representação de Mato Grosso do Sul em Brasília durante a administração estadual do Partido dos Trabalhadores.