Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, esteve na manhã desta segunda-feira em Nova Alvorada do Sul, onde realizou a entrega do maquinário

Na manhã desta segunda-feira (11), em Nova Alvorada do Sul, cidade distante a 120 quilômetros da Capital, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou 19 retroescavadeiras a serem distribuídas no Estado. E, no próximo sábado, mais 21 equipamentos serão entregues, totalizando um investimento de R$ 6,5 milhões do PAC 2 (Projeto de Aceleração do Crescimento).

O equipamento é utilizado, pricipalmente, para conservar as estradas e garantir o escoamento da produção agrícola. “A agricultura familiar é estratégica, pois produz 70% do alimento do Brasil. E é estratégica também por gerar emprego e ser responsável por 28% da exportação brasileira”, destacou o ministro sobre a importância das retroescavadeiras para os municípios.

Além do ministro, participaram da solenidade o governador André Puccinelli (PMDB), o senador Delcídio do Amaral (PT), o senador Waldemir Moka (PMDB), o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), além do deputado estadual Laerte Tetila (PT).

Até o final do ano, o ministério pretende entregar 4,8 mil retroescavadeiras e mais 1.330 patrolas em todo o País. No Estado, após as eleições, o governo de Mato Grosso do Sul, também pretende entregar 39 patrolas e 107 patrulhas mecanizadas. Cada retroescavadeira custa R$ 162,7 mil.

Rede Rural

Ainda durante o evento, o governador assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A intenção é incentivar em Mato Grosso do Sul o programa Rede Brasil Rural, onde será criada uma plataforma virtual para a comercialização de produtos da agricultura familiar.