A partir das 16h20 (de Brasília) deste sábado, o estádio Anacleto Campanella recebe um dos confrontos mais importantes de toda a edição de 2012 do Campeonato Brasileiro da . Pela 37ª e penúltima rodada, o São Caetano, que ainda sonha com o acesso para a elite nacional, recebe o Goiás, que tenta antecipar a conquista do título logo depois de confirmar o acesso.

No último sábado, o Esmeraldino enfrentou o rebaixado Grêmio-SP e contou com o maior público da competição no estádio Serra Dourada para se consolidar como primeiro time a subir para a Série A. Enquanto isso, em São Caetano do Sul, o Azulão suou a camisa para vencer o Boa Esporte por 4 a 2 e se manter vivo na disputa pela última vaga.

Atualmente, o time do técnico Aílton Silva soma 67 pontos, sendo o quinto colocado e último com chance de acesso. À sua frente, como integrantes do G-4, aparecem Vitória e Atlético-PR, com 69, Criciúma com 71 e o próprio líder Goiás, que soma 74. Na 37ª rodada, o time goiano busca o título diante de um adversário que perde suas chances de subir se não conseguir vencer a partida.

Para manter o sonho vivo, o treinador substituto de Emerson Leão terá apenas o desfalque do volante Marcone, que está lesionado e retorna em 2013. Com opções em todos os setores, o treinador ainda tem dúvidas na formação, mas deve definir o 4-4-2, com o retorno de Augusto Recife, que cumpriu suspensão diante do Boa. Autor de um gol no , Vandinho deve tomar a vaga de Leandrão entre os titulares.

“É um jogo chave, que pode determinar nosso futuro na competição, então é manter a concentração, se preocupar com o Goiás e jogar futebol. Para estar próximo de uma vitória não adianta contar com a sorte, isso que falo no dia a dia: concentração e jogadores soltos para que nossa equipe consiga atingir o resultado”, contou Aílton, que assumiu o São Caetano na derrota contra o Atlético-PR, mas depois disso venceu Criciúma, Vitória e Boa.

Quanto à postura do adversário dentro de campo, os jogadores têm opiniões divergentes. Luiz, por exemplo, acredita em tranqüilidade do adversário dentro de campo: “Eles vão jogar sem pressa, mas nós vamos buscar o resultado o mais rápido possível”. Já o meio-campista Pedro Carmona vê a possibilidade de ser campeão na última rodada como decisiva para o embate: “Vai ser um jogo aberto, ainda mais que eles estão garantidos na Série A e podem ter o título em casa. Eles não vêm para se defender, mas sim pra jogar”.

Do lado do Goiás, a única dúvida do técnico Enderson Moreira para a partida foi sanada: mesmo com dores musculares na coxa após uma pancada sofrida diante do Grêmio-SP, o lateral esquerdo Egídio foi relacionado para o confronto. O jogador é considerado essencial para a formação do time, pois o Esmeraldino tem 80% de aproveitamento com o ala em campo e 20% sem contar com o autor de oito gols na Série B.

“Ele segue viagem para São Paulo, assim como o Iarley, que teve algumas dores na panturrilha”, confirma Enderson, antes de completar com suas expectativas pelo título: “Representa muito pela possibilidade de coroar um trabalho e deixar marcado no clube mais essa conquista. Você disputar uma competição tão difícil quanto a Série B e chegar em primeiro lugar é um motivo de satisfação”.