Interpretar o Papai Noel, a atração principal no Natal, pode incrementar o pé de meia no fim do ano, com cachês que chegam a R$ 7 mil por 30 dias de trabalho em shoppings e hipermercados. As noeletes, assistentes do bom velhinho, também podem faturar um extra ajudando a cuidar das crianças. A remuneração oferecida é de R$ 800 por mês.

Para interpretar bem os personagens, os candidatos a Papai Noel e as noeletes contaram com um curso que ensinou desde como se portar com as crianças até a realizar a tradicional saudação “ho!ho!ho!”.

O evento gratuito realizado ontem no CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador), na região central, foi ministrado pelo ator Silvio Ribeiro, de 63 anos, que interpreta o personagem há 45 anos. Ribeiro deu dicas de como ser um bom Papai Noel. “É preciso ser amável, carinhoso, alegre, desinibido, paciente, gordinho e barrigudinho como o Noel do cartão de Natal”, contou.

O aposentado Floriano Ferreira da Silva, de 64 anos, interpreta o personagem há 15 anos, mesmo tempo que deixou de cortar a barba. “O meu dom é ser Papai Noel”, contou. O terapeuta Santiago Daniel, de 62 anos, escolheu o curso para ter uma experiência diferente. “Vai ser um aprendizado lidar com o imaginário”, afirmou.