Pantanal e Cerrado de A a Z: professor lança misto de cartilha, livro e enciclopédia
No Dia Mundial de Meio Ambiente, 5 de junho, o professor do curso de Ciências Biológicas da UFMS, Paulo Robson de Souza, lança “Pantanal de A a Z” e “Cerrados de A a Z”. As duas obras são um misto de cartilha, livro de poemas e pequena enciclopédia sobre a porção Sul do Pantanal (Nhecolândia, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No Dia Mundial de Meio Ambiente, 5 de junho, o professor do curso de Ciências Biológicas da UFMS, Paulo Robson de Souza, lança “Pantanal de A a Z” e “Cerrados de A a Z”. As duas obras são um misto de cartilha, livro de poemas e pequena enciclopédia sobre a porção Sul do Pantanal (Nhecolândia, Miranda-Abobral e do Rio Paraguai) e o bioma Cerrado que se estende pelos planaltos de Maracaju-Campo Grande e Taquari-Itiquira.
Em cada uma das obras há 130 termos abordados sob diferentes níveis de informação, dezenas de referências bibliográficas e conteúdos científicos que interagem com poesias e fotos. “Os livros são especialmente dirigidos a crianças e adultos, alunos e professores envolvidos no processo de alfabetização”, explica Paulo Robson. Segundo ele, além de explorar o significado de palavras familiares às comunidades das regiões, apresenta centenas de curiosidades sobre a fauna, flora, história e geografia. “A intenção é prover meios para que o processo de alfabetização não apenas valorize a cultura e a história, mas confira novos significados à paisagem e favoreça a redescoberta de plantas e animais silvestres que lhe são peculiares”.
De acordo com o professor, para cada letra do alfabeto ele procurou apresentar exemplos representativos da paisagem, da flora, da fauna, de manifestação culturais da região (seres mitológicos, festas, comidas típicas e objetos) e fatos históricos. “Para as letras k, w e y, incorporadas ao nosso alfabeto pelo recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, quando possível, usei exemplos indígenas, com o intuito de divulgar e estimular pesquisas sobre o tema e promover a conservação de línguas ameaçadas”, fala.
Os dois títulos compõem a coleção Sabores do Cerrado e Pantanal, da Editora UFMS. A realização das obras é da UFMS, Ecoa – Ecologia e Ação e do Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado – CEPPEC, com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Serviço – O lançamento dos livros acontecerá às 10 horas, no corredor do CCHS, próximo aos bancos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.