A Panificadora Softov de conquistou o Prêmio Rich´s 100 Melhores Padarias do Brasil, que aconteceu no dia 16 de outubro de 2012, no Auditório Oscar Freire, na rua Oscar Freire, 2039, em Pinheiros, São Paulo. Esta é a quarta edição, realizado pela Max Foods.

Feliz com a conquista, a empresária Cátia Softov disse que a panificadora tem sido uma escola para seus funcionários, além de claro do importante trabalho social onde a empresária oferece ao jovem coxinense a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada.

A Panificadora Softov de Coxim foi o destaque de Mato Grosso do Sul. A empresária Cátia Softov destaca que a panificadora tem sido uma escola para seus funcionários, além é claro do importante trabalho social onde a empresária oferece ao jovem coxinense a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada.

“Fico feliz quando às vezes passo em uma padaria de outras cidades e sou bem atendida por um ex-funcionário que esteve comigo e aprendeu a profissão. Às vezes contrato pessoas que sei que estão ali só para aprender e depois vão embora para outras regiões tentar a vida. Outros até montam seu próprio negócio. Meu sonho é ainda criar uma escola de panificação aqui em Coxim. É o que os governos municipais deveriam estar fazendo. Hoje a grande dificuldade de uma empresa é a mão de obra qualificada”, ressalta a empresária.

Cátia destaca que nestes encontros nacionais os assuntos mais comentados e debatidos entre os proprietários de padarias é sem dúvida a qualificação da mão de obra. Funcionário qualificado é sinal de bom atendimento e cliente satisfeito, ressalta.

“Não vou fingir que esse prêmio não me deixa orgulhosa, é claro que fico. E quem não ficaria? Mas também tenho a consciência que é um trabalho em equipe onde todos são homenageados. E o grande vencedor não somos nós e sim os clientes que dia a dia, ano após ano estão ali consumindo os nossos produtos e nos dando a oportunidade de disputar esses prêmios com outros comerciantes do ramo”, afirma.

Para a empresária todos passam pelas mesmas lutas. Todos tentam mostrar o melhor e também qualificar da melhor forma a sua mão de obra com a obrigação de levar um pão de qualidade para a mesa da população. Faça chuva ou faça sol, a obrigação é mesma, lembra Cátia.

Sobre o prêmio, Cátia conta que o objetivo do evento é reconhecer as padarias que apresentam de forma positiva os 10 itens da pesquisa, dentre esses itens estão: atendimento, mix de produtos, treinamento, higiene, localização, layout, estacionamento, entre outros. O prêmio teve o apoio da ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, que representa nada mais nada menos do que 64 mil padarias em todo Brasil.

“É um orgulho para nós estarmos entre as 100 melhores de todo o país, ainda mais sendo o 2º ano consecutivo”, afirma Cátia.

Na opinião da empresária, o evento se diferencia por premiar padarias de todos os estados da federação, seguindo o percentual de padarias por estado, conforme estabelece a Abip. De forma direta e indireta o setor envolve aproximadamente um milhão de pessoas, quer sejam empregados, distribuidores, fornecedores, prestadores de serviços, etc., e têm uma visitação diária de consumidores estimados em 40 milhões de pessoas comprando os mais diversos produtos. As padarias premiadas se destacaram pelo impulso ao seu negócio, melhorando seus produtos e serviços, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.

O evento além de premiar as padarias, também contemplou aqueles que levam o aprimoramento do negócio, os técnicos e chefs de panificação e confeitaria. Este ano foram premiados diversos profissionais de renome nacional e internacional. Dentre eles destacam-se o chef Luiz Farias, o chocolatier Raul Conser, o chef padeiro Pedro Calvo, entre outros. Os ganhadores receberam troféus das mãos do Padeiro do Ano 2012, Rogerio Shimura.

Um dos produtos que foi destaque nacional em 2011 da Panificadora Softov foi o Pão Pantaneiro, receita típica desta empresa de Coxim.