Países ibero-americanos poderão ter organismo comum para combate ao crime internacional
A próxima reunião de Cúpula das Américas, em 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia, poderá tratar da criação de um organismo internacional para elaboração de políticas de enfrentamento ao crime. A presidenta Dilma Rousseff participará da cúpula. A ideia de criar um organismo, proposta pelo México, foi tratada na reunião da comissão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A próxima reunião de Cúpula das Américas, em 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia, poderá tratar da criação de um organismo internacional para elaboração de políticas de enfrentamento ao crime.
A presidenta Dilma Rousseff participará da cúpula. A ideia de criar um organismo, proposta pelo México, foi tratada na reunião da comissão delegada da XVII Conferência de Ministros da Justiça de Países Ibero-americanos (Comjib), da qual fazem parte Brasil, Argentina, El Salvador, Panamá e Uruguai.
A reunião preparatória está sendo realizada hoje (23) no Rio de Janeiro. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defende a articulação institucional dos países para enfrentamento do crime. “Hoje, nenhum problema de segurança se restringe dentro das fronteiras”, disse em entrevista à Agência Brasil.
Na reunião, Cardozo apresentou as políticas brasileiras para acesso à Justiça, o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, o Programa Crack e o Plano Estratégico de Fronteiras. Segundo o ministro, houve interesse dos colegas ibero-americanos por iniciativas brasileiras como a redução do tempo de julgamento de processos; ações de prevenção ao homicídio e técnicas de construção de presídios.
Além do Brasil e do México, participam da reunião a Argentina, o Chile, El Salvador, Espanha, Panamá e o Uruguai. A Conferência de Ministros da Justiça de Países Iberoamericanos ocorre a cada dois anos com representantes dos ministérios de 19 países da América Latina e Caribe, além de Espanha e Portugal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.