Outono começa e com isso é preciso mais atenção aos nevoeiros e geadas no Estado

Amanhã (20) começa o outono e com isso mudanças climáticas devem ocorrer em toda a região. Na estação é comum maior frequência de nevoeiros. No fim do outono é provável ainda ocorrência de geadas em locais mais baixos no sul, sudeste e centro do estado. Na região sul pode aumentar a freqüência de nevoeiros, prejudicando […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Amanhã (20) começa o outono e com isso mudanças climáticas devem ocorrer em toda a região. Na estação é comum maior frequência de nevoeiros. No fim do outono é provável ainda ocorrência de geadas em locais mais baixos no sul, sudeste e centro do estado.

Na região sul pode aumentar a freqüência de nevoeiros, prejudicando estradas e aeroportos. Persistência de umidade baixa deve aumentar a névoa – seca, poeira e partículas de queimadas em suspensão no ar. Em vista da freqüência dos episódios de umidade as queimadas serão frequentes.

É normal a redução das medias de chuvas em grande parte dos municípios, com o registro dos maiores totais nos três meses, superiores a 350 mm, no extremo norte das regiões norte e nordeste reduzindo-se aos poucos até o extremo sul do estado. No restante do estado predomina totais de chuva no trimestre entre 170 mm e 270 mm, principalmente na região central o estado.

Massas de ar quente e seca ganham força neste trimestre em todo o centro-sul do estado. As maiores temperaturas devem ocorrer nas regiões oeste, central e norte. Estas devem ficar entre 31 ºC e 33 ºC nos locais das maiores máximas.

No mês de abril, massas de ar frio no sul da Argentina podem atingir o sul do estado até a Capital, com as temperaturas mínimas chegando aos 15 ºC.

Nas regiões sul, sudoeste e parte da oeste do MS, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas chegando a valores inferiores a 5ºC nas regiões mais baixas do sul do MS.

A climatologia do estado indica ainda que em abril pode ocorrer uma queda discreta na temperatura, chegando até o centro do estado com as mínimas na madrugada próxima dos 13 ºC .

Em todas as regiões deve persistir a umidade relativa media máxima em torno dos 75% pela manhã e, em alguns casos, próximo dos 80%. As mínimas devem cair acentuadamente à tarde podendo chegar já em abril, aos valores em torno dos 20%.

As chuvas em todas as regiões serão alteradas com a passagem de frentes frias e, em alguns casos, acompanhadas de massas de ar polar mais fria principalmente a partir do final do mês de abril.

Os intervalos entre uma chuva devem aumentar e indicar períodos de estiagens comuns na estação. As estiagens começam de forma leve e aumentam em vista dos índices de chuvas diminuírem e as queimadas se elevarem a partir de abril atingindo valores elevados em junho, principalmente nas regiões norte e oeste do estado.

A estação combina condições chuvosas e térmicas, típicas das últimas semanas do verão, com variações significativas de temperatura e umidade do inverno.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados