A preparação do Corumbaense para a disputa do Estadual da Série A em 2013 deve começar na próxima segunda-feira, 26 de novembro. Essa é a expectativa do gerente de futebol profissional do clube, Elson Vieira, o Kiko. Ele já definiu como será o perfil do time que vai buscar o título da elite do futebol sul-mato-grossense no próximo ano. “Vamos trazer um goleiro de experiência, que dê suporte e confiabilidade; uma zaga consistente com meio de campo de pegada e um ataque goleador. Essa é a espinha dorsal que queremos, ter uma equipe muito forte e muito competitiva’, afirmou.

O gerente de futebol confirmou que o Carijó da Avenida terá Osvaldo Júnior como técnico para o Estadual da Série A. Ele deve chegar esta semana a Corumbá. “O treinador será Osvaldo Junior, foi definido e confirmado. Ele esteve aqui em 2011, teve passagem interessante, mas não conseguiu êxito naquilo que almejava, mas deixou um bom trabalho. Ele vai trazer preparador de goleiros e preparadores físicos”, anunciou. Osvaldo Júnior foi o terceiro técnico do Corumbaense durante o Estadual em 2011. Ele estava no comando do time quando o alvinegro pantaneiro caiu para a segunda divisão.

A manutenção de Cláudio Roberto, que levou o Carijó da Avenida General Rondon ao vice-campeonato do Estadual da Série B, não foi possível porque o técnico recebeu proposta para voltar ao comando do Águia Negra para as disputas da do Brasil e Brasileirão da Série D no ano que vem.

Assim que o novo técnico chegar, o que deve acontecer até quinta-feira, dia 22, serão definidos os últimos detalhes sobre o plantel, que deverá ter 27 jogadores a disposição da comissão técnica. “Só estamos aguardando o técnico para começarmos a definir a situação de elenco”, informou Kiko antecipando que o clube vai tentar a permanência de atletas que participaram do time que conquistou o vice-campeonato da Série B deste ano e acesso a primeira divisão, inclusive mantendo alguns ‘pratas da casa’.

“Vamos tentar trazer alguns que estiveram aqui este ano, o que dificulta é que outros clubes já se anteciparam e contrataram esses jogadores. Então, vamos trazer outros de igual ou melhor potencial. Dos pratas da casa tem alguns nomes que atuaram este ano e estão disponíveis, alguns nomes nos interessam. Essa semana vou conversar com eles”, afirmou o gerente de futebol. Ele destacou que deseja colocar em prática – a partir do ano que vem – um consistente projeto em relação às categorias de base. O objetivo é “revelar jogadores” e futuramente vendê-los porque “um clube vive da venda de jogadores”, observou.

O propósito do dirigente é montar uma equipe para ser campeã em 2013, ganhando o de disputar a Copa do Brasil e o Brasileirão da Série D em 2014. “Vamos fazer um time competitivo para alcançarmos nosso objetivo que é ser campeão em 2013. O Corumbaense tem um projeto interessante para 2014 e vamos trabalhar pelo título e consequentemente Copa do Brasil e Série D para 2014, ano do centenário”, completou.

Hoje ocupando o cargo de gerente de futebol do Corumbaense, Elson Vieira, já realizou trabalhos de suporte a outros clubes de futebol de Mato Grosso do Sul como o Aquidauanense e URSO de Mundo Novo. Intermediou a vinda do técnico Cláudio Roberto para dirigir o clube pantaneiro na Série B deste ano.

A estreia do Corumbaense na Série A de 2013 será em Naviraí contra o Naviraiense, no dia 19 de janeiro. O primeiro jogo no Arthur Marinho está previsto para o dia 23 daquele mês, contra o Itaporã.

Presidente quer profissionalizar futebol do clube

Presidente do Corumbaense Futebol Clube, Antonio Ricco, mais conhecido como “Tonico”, explicou que o projeto visando o centenário do clube prevê a profissionalização do departamento de futebol. A ideia é ter o Carijó da Avenida disputando competições nacionais em 2014, quando o clube completará 100 anos de fundação.

“Viemos para fazer um trabalho mais profissional no clube. Verifiquei que havia muito mais emoção do que a razão. Conversamos com nossa diretoria e alguns de nossos patrocinadores e criamos uma diretoria profissional para tratar do futebol. Criamos a diretoria para tratar da equipe e uma gerência. O gerente vai dar todo esse suporte nos trabalhos, como contratação de jogadores, preparação de contratos, acesso à Federação, comunicação com outras equipes, busca de patrocínios, logística e trato com jogadores. Tudo isso tinha, mas era de forma mais emotiva que racional. O gerente veio para suprir essa necessidade de profissionalizar. Estamos ainda com o projeto 100 anos do Corumbaense 2014. Se conseguirmos ser campeões em 2013 estaremos no Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil nos 100 anos do clube”, finalizou.