Orlando da Gaita é a atração de domingo no Pôr do Som no teatro de arena do Porto Geral de Corumbá, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, que está sendo especial neste mês de julho, devido às férias escolares. O músico se apresenta junto com sua banda a partir das 18 horas e a expectativa é de um grande público apreciando dois espetáculos, o show do artista e o por do sol pantaneiro, tendo o rio Paraguai como plano de fundo.

Instrumentista, compositor e cantor, o corumbaense Orlando Zório, mais conhecido como Orlando da, é um autêntico representante da cultura ribeirinha corumbaense e uma diversidade de sons e ritmos que caracterizam sua obra. Teve total influência do samba em sua formação musical, pelo fato de, quando criança, integrava a bateria da escola de samba de seu pai.

Ritmista talentoso começou a se destacar aos 16 anos quando se tornou mestre de bateria e percussionista profissional. Em 1992, Orlando da Gaita surgiu no cenário de compositores através do Projeto Caramujo Som, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e se destacou como revelação com o Blues chamado “Nesta Cidade”, interpretado pela cantora Miska.

Iniciou então seu trabalho independente em Campo Grande e em outras capitais e cidades do Brasil. Lançou seu primeiro CD em dezembro de 1999, intitulado “Lenda Viva”, que se destacou como melhor CD na safra daquele ano.

E é esta arte que ele mostra ao público da sua terra no domingo. Para o superintendente de Turismo, Sandro Assef, é mais uma atração da programação especial do Pôr do Som de férias, que está cumprindo a sua proposta de reunir artistas da terra muita música e a bela paisagem pantaneira.

“Neste domingo teremos o Orlando da Gaita e já estamos preparando outro show para o dia 29, encerrando o Pôr do Som especial de férias, com a cantora Ariadna, outra artista da terra”, anunciou. Ariadna apresentará o show ‘O palco é meu lugar’. Recentemente, ela representou o Estado no quadro ‘Mulheres que Brilham’ no programa Raul Gil, do SBT.