Órgão Especial julga ação de Novo Horizonte do Sul na sessão desta quarta
O prefeito de Novo Horizonte do Sul impetrou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra ato da Câmara Municipal daquela localidade em razão da Lei Orgânica nº 6, de 23 de agosto de 2011, que assegura a participação de membros do Sindicato dos Servidores Públicos nas comissões de concurso público dos poderes Executivo e Legislativo, e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Novo Horizonte do Sul impetrou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra ato da Câmara Municipal daquela localidade em razão da Lei Orgânica nº 6, de 23 de agosto de 2011, que assegura a participação de membros do Sindicato dos Servidores Públicos nas comissões de concurso público dos poderes Executivo e Legislativo, e nas comissões de processo seletivo simplificado.
Alega o chefe do Executivo que a lei é inconstitucional por conter vício formal, já que trata de matéria administrativa e o processo legislativo que resultou na lei atacada é de iniciativa do Executivo. Aponta ainda inconstitucionalidade substantiva por limitar o poder de direção da administração pública conferido ao Executivo.
O pedido de liminar justifica-se pela presença dos requisitos que permitem a concessão da cauterlar, pois, se mantida a eficácia da norma, a prefeitura será obrigada a substituir e cancelar processo seletivo em andamento, além de renovar diariamente o dano decorrente da limitação indevida do poder administrativo.
Notificada, a Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul não se manifestou sobre o pedido cautelar. Na condição de Amicus curae, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Novo Horizonte do Sul pede o não acolhimento da liminar e a improcedência da ação. A Procuradoria-Geral de Justiça opina pelo deferimento da cautelar.
Este é um dos processos em pauta na sessão do Órgão Especial, que será realizada nesta quarta-feira (16), a partir das 14 horas, no Palácio da Justiça. Além desta ADI, mais de 20 processos estão em pauta entre mandados de segurança, mandado de injunção, agravos regimentais e embargos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.