Oposição venezuelana espera apoio na inscrição da candidatura de Capriles

O chefe da campanha da oposição venezuelana para as eleições de outubro, Armando Briquet, garantiu neste sábado que espera uma concorrência em massa neste domingo no ato de inscrição formal de Henrique Capriles como candidato à Presidência. “Temos certeza que o centro da cidade vai transbordar de otimismo, esperança e futuro”, disse Briquet em entrevista […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O chefe da campanha da oposição venezuelana para as eleições de outubro, Armando Briquet, garantiu neste sábado que espera uma concorrência em massa neste domingo no ato de inscrição formal de Henrique Capriles como candidato à Presidência.

“Temos certeza que o centro da cidade vai transbordar de otimismo, esperança e futuro”, disse Briquet em entrevista coletiva, junto a dirigentes de vários partidos de oposição que apoiam a candidatura de Capriles para a eleição de 7 de outubro, na qual o líder venezuelano, Hugo Chávez, buscará sua terceira reeleição.

O chefe de campanha indicou que 35 organizações políticas respaldarão a inscrição de Capriles perante o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O candidato da oposição, que ganhou sua postulação em umas eleições primárias em fevereiro, deve percorrer uma distância de 10 quilômetros caminhando, junto com seus seguidores, a partir de oito pontos diferentes da cidade até o CNE.

Lá, Capriles inscreverá sua candidatura formalmente e o programa de Governo e depois discursará. “Coordenamos com todos os corpos de segurança do Estado a presença de 5,176 funcionários entre Polícia municipal e nacional, guarda nacional, bombeiros, Defesa Civil”, explicou o chefe de campanha.

Além disso, mais de 1,5 mil voluntários auxiliarão para que tudo ocorra como o previsto. “A segurança está garantida, e poderemos caminhar e percorrer em paz”, disse.

Briquet não quis especular sobre as pessoas que poderiam comparecer amanhã e se limitou a destacar: “Vamos ver todos os venezuelanos convencidos que podem ter um futuro melhor que este que estamos vivendo”. O presidente Hugo Chávez deve inscrever sua candidatura na segunda-feira.

Em 7 de outubro será determinado o presidente da Venezuela para o período 2013-2019, cargo aspirado por Capriles, 39 anos, e até esta semana governador do estado venezuelano central Miranda, e Chávez, de 57 anos, doente de câncer e no poder desde 1999.

Conteúdos relacionados