O candidato que quiser concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deve fazer a opção ao se inscrever no Exame de Seleção 2013. No ato da inscrição, que está aberta até o dia 13 de janeiro, o estudante deverá optar por ser Beneficiário de Ações Afirmativas. Depois, basta escolher a faixa de renda familiar bruta mensal per capita e, na sequência, declarar a opção no item cor/raça.

Metade das vagas ofertadas pelo IFMS é destinada aos estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. Desse total, há um percentual reservado aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, ainda, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O estudante deverá comprovar a renda familiar bruta mensal per capita menor ou inferior a 1,5 salário mínimo. A lista dos documentos exigidos consta no edital 009.2.

Não será considerado beneficiário de ação afirmativa o estudante que cursou qualquer período, ano ou série do ensino fundamental em escola particular, mesmo tendo recebido bolsa de estudo total ou parcial.

Vagas – O IFMS oferece 880 vagas para técnicos integrados de nível médio nos municípios de , Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Para concorrer, é preciso ter o ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo, no caso dos cursos da de Jovens e Adultos (Proeja).

A inscrição pode ser feita até 13 de janeiro, pela internet. A taxa é de R$ 35,00 e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

O Exame de Seleção, com questões de português, matemática e conhecimentos gerais, será no dia 17 de fevereiro e o resultado deverá ser divulgado até 11 de março.

O acesso ao sistema de inscrições e os editais do Exame de Seleção 2013 estão disponíveis www.ifms.edu.br.