O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reiterou nesta quinta-feira à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sua disposição em ajudar a resolver a disputa entre Argentina e o Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas.

“O secretário-geral e a presidente Fernández discutiram o assunto das ilhas Malvinas”, disse o porta-voz da ONU por meio de um comunicado à imprensa.

Ban reconheceu “o forte apoio regional ao assunto e reiterou que continua disponível para ajudar a resolver esta disputa, se as partes se mostrarem dispostas”.

A reunião entre Ban e Cristina ocorreu pouco antes do Comitê de Descolonização da ONU começasse sua reunião anual para abordar a situação das ilhas Malvinas, cuja soberania é reivindicada pela Argentina, mas está sob domínio britânico desde 1833.

A perspectiva é que ocorram o discurso de Cristina, a primeira chefe de Estado a participar desse fórum das Nações Unidas, assim como de representantes da população malvinense e do embaixador britânico perante a ONU, Mark Lyall Grant.