Onda de atentados no Iraque deixa ao menos 36 mortos

Pelo menos 36 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas na explosão de dez carros-bomba e vários artefatos explosivos deixados em estradas por todo o Iraque nesta quinta-feira, disseram fontes da polícia e de hospitais. O maior ataque ocorreu em Kirkuk, cidade petrolífera do norte, onde a explosão de dois carros-bomba que tinham […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pelo menos 36 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas na explosão de dez carros-bomba e vários artefatos explosivos deixados em estradas por todo o Iraque nesta quinta-feira, disseram fontes da polícia e de hospitais.

O maior ataque ocorreu em Kirkuk, cidade petrolífera do norte, onde a explosão de dois carros-bomba que tinham como alvo patrulhas policiais matou oito pessoas e feriu 26, segundo as fontes.

Em Bagdá, três carros-bomba, duas bombas deixadas em vias públicas e um atentado suicida explodiram em áreas de maioria xiita, no que parecem ter sido ataques coordenados, os quais mataram 15 pessoas e feriram 61.

O aumento da tensão entre xiitas, sunitas e curdos, integrantes da frágil coalizão de governo, vem aumentando os temores de retorno de uma onda de violência sectária semelhante à que deixou o Iraque à beira da guerra civil após a invasão do país por tropas lideradas pelos Estados Unidos, em 2003.

Conteúdos relacionados