Oito meses após plantar mandioca, pedreiro colhe raiz de 2,68 metros em seu quintal

Em seu quintal, o pedreiro Manoel da Silva, 44 anos, resolveu plantar acabaxi, abóbora, cana, milho, goiaba, acerola, tudo comprado na feira, mas que ele resolveu também fazer uma horta doméstica. O que ele não contava é que a última das suas plantações, uma raiz de mandioca que ele ganhou de um fazendeiro, germinaria como […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em seu quintal, o pedreiro Manoel da Silva, 44 anos, resolveu plantar acabaxi, abóbora, cana, milho, goiaba, acerola, tudo comprado na feira, mas que ele resolveu também fazer uma horta doméstica.

O que ele não contava é que a última das suas plantações, uma raiz de mandioca que ele ganhou de um fazendeiro, germinaria como nunca e resultasse em 2,68 metros.

O presente da natureza só foi contemplado neste sábado (10), quando ele cansado de ver o seu cachorro mordendo a raiz, resolveu arrancar a mandioca.

“Foram oito meses em que cultivei a planta com adubo orgânico. Não imaginava esse tamanho, mas gostaria muito que fosse feita uma análise da mandioca gigante”, brinca o pedreiro Silva.

O quintal do ‘pedreiro horticultor’ fica localizado na rua Brigadeiro Tobias, na Vila Jacy e já foi visto por muitos vizinhos. “Já cheguei a colher uma mandioca de 5 kg e agora esta raiz com 8 kg. Todo mundo que passa aqui fica admirado, mas logo vou fazer um churrasco para toda a família”, fala Silva.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a mandioca é uma planta de origem sul-americana, cultivada desde a antigüidade pelos povos nativos desse continente. Oriunda de região tropical, o vegetal encontra condições favoráveis para seu desenvolvimento em todos os climas tropicais e subtropicais.

Sobre o cultivo, a empresa afirma que, por ser uma cultura cujo principal produto são as raízes, o tipo de solo ideal para a mandioca deve apresentar textura variando de franco-arenosa a argilo-arenosa, possibilitando fácil crescimento das raízes, boa drenagem e facilidade de colheita.

Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=perguntas_e_respostas-mandioca.php

Conteúdos relacionados