Stop motion é a técnica de animação produzida quadro a quadro, com auxílio de uma máquina fotográfica e um computador. Bastante comum em desenhos animados, é uma das formas mais simples de se produzir um filme. “Basicamente, o processo é bem fácil. São feitas várias fotos dos objetos em diferentes posições e posicionadas uma a uma, em velocidade avançada, dando a ideia de movimento”, explicou Alex Samary, instrutor do Moinho Cultural Sul-Americano.

Ele foi o responsável pelo curso realizado neste domingo, 28 de outubro, na sede do projeto. A atividade faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Animação, celebrado de forma conjunta em mais de 300 cidades de todo o mundo. “Em Corumbá, estamos na sétima edição”, afirmou Thiago Godoy, coordenador local do evento. A intenção da oficina é popularizar a técnica e permitir que os participantes tenham um olhar mais crítico sobre o tema.

“Os alunos do Moinho já fazem essa capacitação aqui. Com essa oficina, queremos formar um público ainda maior”, completou Godoy. O curso foi ministrado pelos próprios alunos da instituição. “Os instrutores foram formados aqui mesmo e hoje têm a condição de estar ensinando outras pessoas. Esse é um dos objetivos do Moinho, dar aos jovens a condição de protagonistas da sociedade”, reforçou Alex Samary.

Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação marca um dos maiores eventos realizados de forma simultânea no Brasil e em mais 30 países como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o evento tem por objetivo proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

Em Corumbá, as atividades se estendem até a noite deste domingo. Na parte da tarde, a programação é voltada para o público com deficiência visual e auditiva. À noite, às 19h30, começa a Mostra Internacional.

A Mostra Nacional 2012 conta com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul.