Observadores internacionais chegam à Síria para vistoriar cessar-fogo
Uma equipe de seis observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou hoje (16) a Damasco, na Síria. O objetivo do grupo é verificar a execução do plano de cessar-fogo na região. A chegada dos observadores não impediu, no entanto, que as tropas sírias e da oposição se enfrentassem. Há registros de pelo menos dois […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe de seis observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou hoje (16) a Damasco, na Síria. O objetivo do grupo é verificar a execução do plano de cessar-fogo na região. A chegada dos observadores não impediu, no entanto, que as tropas sírias e da oposição se enfrentassem.
Há registros de pelo menos dois mortos na cidade de Hama. Em 13 meses de conflitos no país, cerca de 10 mil pessoas morreram, segundo a ONU. O porta-voz do enviado especial à Síria pelas Nações Unidas e Liga Árabe, Kofi Annan, Ahmad Fawzi, disse que a equipe de observadores é liderada pelo coronel marroquino Ahmed Himmiche. ^
A expectativa, segundo Fawzi, é que mais 24 observadores desembarquem na Síria nos próximos dias. “[A missão] vai instalar um centro de operações e manter encontros com o governo sírio e com as forças da oposição para que todas as partes entendam o papel da missão de observadores das Nações Unidas”, disse o porta-voz.
Às vésperas do desembarque da equipe de observadores em Damasco, o presidente sírio, Bashar Al Assad, disse que o governo acolhe de forma favorável a missão porque “não tem nada a esconder” e “espera que esses observadores transmitam a imagem real do país” Oficialmente, o cessar-fogo está em vigor há quatro dias.
Há informações, porém, que os confrontos permanecem intensos em várias cidades. De acordo com a agência oficial de notícias da Síria, a Sana, desde o início dos conflitos, “[o país está] aberto a todas as iniciativas e esforços para ajudá-lo a sair da crise atual”. O Conselho de Segurança da ONU aprovou no dia 14, por unanimidade, a Resolução 2.042, que permitirá o envio à Síria de uma equipe de até 30 observadores.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.