Obama telefona para presidente eleito do Egito para felicitá-lo
O presidente americano Barack Obama felicitou o presidente eleito do Egito, Mohamed Morsi, neste domingo com um telefonema. Na ligação, Obama reiterou o apoio dos Estados Unidos à transição democrática no país, disse a Casa Branca. “[Obama] enfatizou seu interesse em trabalhar em conjunto com o presidente eleito Morsi, na base do respeito mútuo, para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente americano Barack Obama felicitou o presidente eleito do Egito, Mohamed Morsi, neste domingo com um telefonema. Na ligação, Obama reiterou o apoio dos Estados Unidos à transição democrática no país, disse a Casa Branca.
“[Obama] enfatizou seu interesse em trabalhar em conjunto com o presidente eleito Morsi, na base do respeito mútuo, para avançar nos muitos interesses compartilhados” por ambas as nações, disse o governo americano.
O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, se transformou neste domingo no primeiro islamita a comandar o país mais populoso do mundo árabe. Ele venceu o candidato Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro do ditador deposto Hosni Mubarak, no segundo turno das eleições presidenciais egípcias.
Obama também telefonou para Shafiq e o incentivou a “continuar exercendo um papel na política egípcia”, apoiando o processo democrático e trabalhando “pela união do povo egípcio”.
Horas antes, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, havia dito que os EUA recomendaram a Morsi tomar medidas para “avançar em relação à unidade nacional”. Em comunicado, ele sugeriu uma consulta a todos os partidos para a formação de um novo governo.
“Acreditamos que é essencial para o governo egípcio continuar garantindo o papel do Egito como pilar da paz, segurança e estabilidade regional”, disse Carney, fazendo referência indireta ao desejo dos EUA de que o Egito continue cooperando com Israel.
Os Estados Unidos reiteraram a importância de trabalhar pelos direitos das mulheres e das minorias não-muçulmanas no país.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.