O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu aos legisladores para ir para casa comemorar o Natal e então voltar à Washington para aprovar um plano de orçamento mais modesto e evitar a crise do abismo fiscal.

“Isso é algo que está dentro de nossa capacidade de resolver, não dá muito trabalho, temos apenas que fazer as coisas certas,” disse ele, pedindo aos legisladores para aprovar a legislação na semana que vem, antes de 1º de janeiro.

Caso os norte-americanos caiam no temido abismo fiscal se expõem a uma alta generalizada de impostos e ao corte automático do gasto público, sobretudo na área social, a partir de 1º de janeiro, o que poderia levar o país à recessão.

Obama anunciou que nesta sexta-feira conversou por telefone com o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, e se reuniu na Casa Branca com o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid.

O presidente pediu a ambos que trabalhem “em um plano para evitar uma alta dos impostos à classe média, proteger o seguro desemprego recebido por dois milhões de norte-americanos e estabelecer as bases de trabalhos futuros tanto sobre o crescimento como a luta contra o déficit”.

“Podemos alcançar essas metas em dez dias”, declarou o presidente.