Obama e Romney enfrentarão votação apertada

Na véspera das eleições nos Estados Unidos, as indicações são de que a votação será apertada, pois o presidente norte-americano Barack Obama e o republicano Mitt Romney aparecem empatados com 49% das intenções de voto, segundo pesquisa feita pelo Instituto CNN/ORC, um dos mais importantes do país. No fim de semana, os dois candidatos visitaram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na véspera das eleições nos Estados Unidos, as indicações são de que a votação será apertada, pois o presidente norte-americano Barack Obama e o republicano Mitt Romney aparecem empatados com 49% das intenções de voto, segundo pesquisa feita pelo Instituto CNN/ORC, um dos mais importantes do país. No fim de semana, os dois candidatos visitaram alguns dos estados considerados decisivos – Ohio, Virginia, New Hampshire, Pensilvânia, Iowa e Colorado.

Analistas políticos da Universidade George Washington e dos veículos de comunicação Washington Post, NBC News e Wall Street Journal estimam empate técnico entre Obama e Romney. Porém, há uma leve vantagem em favor de Obama. O Centro Pew prevê a vitória de Obama, com 50%, e estima que Romney terá 47%.

Obama tem a preferência entre os eleitores com rendimentos inferiores a US$ 50 mil (56%). Romney conta com o apoio dos mais ricos (40%). O presidente norte-americano também tem a preferência dos eleitores do Noroeste e Médio Oeste dos Estados Unidos, enquanto o Sul e as zonas rurais do país apoiam Romney.

Os estados considerados essenciais nas eleições são o Colorado, a Florida, Iowa, Nevada, New Hampshire, a Carolina do Norte, Ohio, a Virginia e o Wisconsin. A campanha eleitoral será encerrada hoje (5) e os candidatos farão visitas ao Wisconsin, a Iowa, à Florida, Virginia e a Ohio.

Conteúdos relacionados