OAB/MS solicita ao Governo Federal providências na segurança da fronteira
Após a audiência pública “Não Podemos Esquecer”, a OAB/MS encaminhou à Presidência da República e aos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores documento solicitando providências do Governo Federal no que tange a política de segurança na fronteira. O evento, realizado no dia 13 de setembro na Seccional, reuniu autoridades da segurança pública do Estado, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a audiência pública “Não Podemos Esquecer”, a OAB/MS encaminhou à Presidência da República e aos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores documento solicitando providências do Governo Federal no que tange a política de segurança na fronteira. O evento, realizado no dia 13 de setembro na Seccional, reuniu autoridades da segurança pública do Estado, Judiciário, políticos e familiares de vítimas de crimes brutais.
O documento cobra informações sobre a política de segurança na região da fronteira e solicita providências do Governo Federal com relação a diplomacia entre os países. A principal crítica foi a lei boliviana 133/2011 que autoriza a nacionalização de veículos brasileiros na Bolívia, mesmo sem documentos e com registro de furto.
Durante a audiência pública, autoridades de segurança apontaram a lei como o principal fator do aumento de criminalidade, já que veículos furtados/roubados passaram a ser trocados, com mais facilidade, por drogas na Bolívia.
No dia 30 de agosto, os estudantes Breno Luigi Silvestrini de Araújo, 18 anos, e Leonardo Batista Fernandes, de 19 anos, foram vítimas de criminosos. O jovens foram brutalmente assassinados por quadrilha que pretendia trocar o carro dos estudantes por três quilos de cocaína.
“O Brasil não pode ficar sem dar uma resposta. A democracia não é uma mão única”, argumentou o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte. A Seccional aguarda o Governo Federal sobre as solicitações encaminhadas.
No mês de outubro a OAB/MS pretende realizar nova etapa do evento “Não Podemos Esquecer”, desta vez com a bancada federal do Mato Grosso do Sul, composta por oito deputados federais e três senadores. O tema continua a ser a violência, com as medidas levantadas na primeira mesa redonda.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.