OAB/MS se reúne com Comissão da Presidência sobre indígenas
Nesta sexta-feira (30), uma Comissão instituída pela Presidência da República vem à Campo Grande para discutir soluções para os conflitos entre produtores rurais e indígenas. A reunião acontece na Assembleia Legislativa com representantes de ambas as partes, além da bancada estadual e federal. A OAB/MS participa como assistente jurídico nas negociações, através das Comissões Per…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta sexta-feira (30), uma Comissão instituída pela Presidência da República vem à Campo Grande para discutir soluções para os conflitos entre produtores rurais e indígenas. A reunião acontece na Assembleia Legislativa com representantes de ambas as partes, além da bancada estadual e federal. A OAB/MS participa como assistente jurídico nas negociações, através das Comissões Permanente de Assuntos Indígenas e de Assuntos Agrários e Agronegócio.
“Apesar de aparentemente em lados opostos, trabalhamos juntos para a solução destes conflitos. Temos que esquecer dos ideais e trabalhar sem bandeiras políticas, pois somos uma casa democrática”, afirmou o presidente da Comissão de de Assuntos Agrários e Agronegócio, Lucas Abes Xavier.
Uma das soluções debatidas por ambas as partes é a indenização aos produtores rurais que tiverem que devolver suas terras para a União por estarem em áreas demarcadas. A Comissão do Governo Federal é formada por representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Casa Civil, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Funai (Fundação Nacional do Índio), Ministério da Justiça, AGU (Advocacia Geral da União), Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretária de Patrimônio da União, CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e Polícia Federal.
“Está é uma oportunidade única para resolver este problema. Os dois lados são vítimas, os índio que estão vivendo em estado indigno e os fazendeiros de boa fé que compraram suas terras, desenvolveram a região e agora vivem esta situação. É uma área de insegurança. A indenização é a saída que vemos”, comentou Samia Roges Jordy Barbieri, presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas.
A reunião tem início às 9h e dá continuidade aos trabalhos iniciados no dia 12 de novembro deste ano, quando foi instituída uma Comissão de Trabalho, composta pela bancada estadual e federal, representantes da OAB/MS e representantes indígenas e de produtores rurais.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.