Geral

Núcleo de Estudos da UCDB e Funai firmam parcerias para melhorias nas comunidades indígenas de MS

Na última sexta-feira (27), a presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marta Maria do Amaral Azevedo e o Secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos estiveram na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em reunião com pró-reitores da instituição e a equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas das […]

Arquivo Publicado em 30/07/2012, às 18h47

None

Na última sexta-feira (27), a presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marta Maria do Amaral Azevedo e o Secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos estiveram na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em reunião com pró-reitores da instituição e a equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB).

A reunião foi um primeiro contato entre a FUNAI e a UCDB para o surgimento de futuras parcerias em prol da melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. A vinda da presidente da FUNAI sinaliza o reconhecimento da Fundação à importância do NEPPI/UCDB na formação de estudantes indígenas e auxílio às comunidades por meio de pesquisa e extensão. O Secretário de Articulação Social também manifestou disposição para fazer parcerias com o Núcleo.

Uma das propostas cogitadas na reunião é o desenvolvimento de uma espécie de cartografia social das comunidades indígenas sul-mato-grossenses apoiada pelo NEPPI e a FUNAI. O mapeamento das características e demandas seria feito por estudantes indígenas do programa Rede de Saberes em suas próprias comunidades. O programa Rede de Saberes é uma parceria entre UCDB, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade da Grande Dourados (UFGD), que com recursos da Fundação Ford, apóia e estimula a permanência de acadêmicos indígenas na graduação.

Jornal Midiamax