O superintende do Ibama em Mato Grosso do Sul, Amarildo Cruz, vai entregar o cargo no final deste ano, quando assumirá a vaga deixada por Paulo Duarte (PT) na Assembleia Legislativa. Amarildo é um dos petistas que ocupam cargos do Governo Federal no Estado e com a saída dele o partido deve ficar sem um posto.

O senador Delcídio Amaral (PT) informou que ao que tudo indica, a superintendência será ocupada por um técnico, sem interferências políticas, assim como ocorreu no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Amarildo está no Ibama desde junho de 2012, quando após mais de oito meses sem superintendente, ele foi indicado ao posto.

Amarildo assumiu, por indicação da bancada do PT, o posto de David Lourenço, exonerado após um escândalo onde foi acusado de autorizar o servidor aposentado, Gerson Bueno, a criar jacarés de maneira ilegal.

Com a saída de Amarildo o PT ocupará três cargos do Governo Federal com Antônio Carlos Navarrete Sanches no Departamento Nacional de Produção Mineral, ex-deputado federal João Grandão no Ministério do Desenvolvimento Agrário e o ex-deputado estadual Pedro Teruel na superintendência da Fundação Nacional de Saúde.