Exatamente às 18h40 de sexta-feira (27) foi ativado o novo sistema de iluminação do Estádio Municipal André Borges, em , uma obra do governo do Estado de incentivo ao esporte profissional e amador do município e da região norte. O governador André Puccinelli e a prefeita Dinalva Mourão ligaram a chave do disjuntor que acionou os 48 projetores retangulares com lâmpadas de iluminação de 2.000W. Em campo, o Combinado Master de Coxim e o Master de Rio Verde fizeram o jogo comemorativo que marcou a festa de inauguração.

“Parabéns aos desportistas que compõem a Liga. É uma satisfação ver que aspirações que a população nos pede nós temos condições de atender”, afirmou o governador. 

O Estádio é palco de um dos maiores campeonatos de futebol amador de Mato Grosso do Sul, disputado por pelo menos 23 clubes filiados à Liga Esportiva Coxinense. De acordo com o presidente da entidade, Odes da Silva, outros torneios importantes também são disputados no local. “Este ano já tivemos a Copa Coxim, a Copa dos Campeões, a Copa Zacarias Mourão e temos ainda pra este ano o Campeonato Municipal, que agora vai poder ter jogos à noite”, comemora o dirigente.

Com investimentos que somam mais de R$ 276 mil de recursos estaduais, foi implantado o novo sistema de iluminação que conta, além dos 48 projetores, com um transformador de distribuição 112,5 kVA; mureta de alvenaria; postes de concreto; cruzetas de madeira de lei; para-raios de distribuição tipo válvula de oxido de zinco; chave blindada e 03 chaves fusíveis de distribuição; 3.050 metros de cabo de cobre de 1.000 V; 01 quadro de comando com disjuntores de 300 A; 04 chaves contatoras trifásicas e 04 disjuntores térmico tripolar; 04 suportes de aço galvanizado e 04 postes de concreto tipo circular.

“Essa iluminação é um sonho nosso realizado. Vamos poder sediar à noite, o que é importante porque a maioria das pessoas trabalha e não pode vir assistir aos jogos durante o dia”, ressalta Odes Silva. “Estou há mais de 20 anos no esporte amador da região e, sem dúvida, era um grande desejo nosso iluminar o estádio”, reforça, lembrando que o município também conta com um time profissional na série B estadual, o Coxim Clube.

Jogador do Master Coxim, o atleta Ronan Lemos entrou em campo no jogo festivo com um entusiasmo compartilhado com os outros 21 jogadores. “Eu fico até emocionado porque muitas gerações passaram por aqui e esse era um sonho antigo. Fico feliz por nós, pelo público, que vai poder assistir os torneios. Coxim é uma cidade quente, é complicado fazer jogos durante o dia”.

Para o deputado estadual Junior Mochi, ex-prefeito da cidade, a conquista deve ser partilhada com todos os atletas que ao longo dos anos abrilhantaram o esporte de Coxim.

A festa inaugural contou também com as presenças do deputado estadual Carlos Marun, do prefeito da vizinha Rio Verde, Wilian Brito, que também integrou o time máster da cidade e pessoas ligadas ao esporte coxinense.