Nova frota de ônibus divide opiniões de usuários do transporte público

Enquanto muitos elogiam a iniciativa do poder público, outros levantam polêmicas e questionamentos sobre a qualidade dos novos veículos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Enquanto muitos elogiam a iniciativa do poder público, outros levantam polêmicas e questionamentos sobre a qualidade dos novos veículos

Para reduzir a superlotação e oferecer mais agilidade ao serviço de transporte público, nesta segunda-feira (26), iniciou a circulação de 25 ônibus novos em Campo Grande. Mal começou a trafegar pela cidade, as opiniões da população já se dividem.

Enquanto muitos elogiam a iniciativa do poder público, outros levantam polêmicas e questionamentos sobre a qualidade dos novos veículos.

Alguns funcionários da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) informaram que os ônibus são lindos e bons. No entanto, tiveram outros trabalhadores que contaram que os ônibus não são novos.

Solenidade

A solenidade de entrega dos veículos aconteceu no início da manhã de hoje (26), com a nova operação do sistema de transporte coletivo, Consórcio Guaicurus, composto pelas empresas Viação Cidade Morena, São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos e Viação Campo Grande.

A frota agora é de 537 veículos em Campo Grande e até dezembro, serão mais 12 ônibus novos. A previsão é que em julho do ano que vem 600 ônibus estejam circulando na Capital. A intenção é trocar toda a frota até o ano de 2014.

Foram entregues hoje, cinco ônibus articulados com 20m e 20 convencionais com 13,2m. O prefeito da Capital participou da solenidade, percorrendo o trajeto dentro do ônibus, do terminal das Moreninhas até o Guaicurus, na saída para São Paulo.

De acordo com a assessoria da prefeitura, todos os 25 ônibus novos continuam com as cores azul, vermelha e verde, representando as linhas que trafegam. Mas as cores branca e vermelha passam a fazer parte para destacar a propaganda da cidade e ainda foi acrescentada a imagem do Ipê, que reflete à noite.

Além disso, todos os veículos novos possuem climatizador, GPS (Sistema de Localização por Satélite) e acessibilidade. Já os ônibus articulados disponibilizam ar condicionado, tecnologia wi-fi que oferece internet gratuitamente, e câmeras de segurança para gravar a entrada e saída dos passageiros.

Reclamações e elogios

 “Foi só pintado. De novo, esses ônibus não têm nada. Pode ser novo aqui na cidade, mas tenho certeza que são rodados. Alguns deles têm até riscos e chiclete grudado”, desabafou o Comerciante Luis Antonio de Souza, que pôde conferir um dos veículos nesta manhã, ao ir trabalhar.

Outra questão levantada é por que os ônibus articulados estão sem placas enquanto outros têm, já que são todos novos. Mesmo assim há quem está satisfeito. “Achei os ônibus ótimos, são mais bonitos e espaçosos”, destacou a cabeleireira Cristiane Figueiredo, de 38 anos.

A equipe de reportagem do Midiamax esperou 50 minutos no terminal Morenão para poder conferir um dos ônibus novos.“Adorei, muito bom estes ônibus. Fui levar minha filha que é especial para a escola”, destacou Divina Barbosa, de 60 anos que estava no 070, voltando para sua casa.

Percurso

Os novos ônibus convencionais vão aumentar a frota nas linhas Expresso Aero Rancho (083), Aero Racho – Shopping (082), Júlio de Castilho – UCDB (074), Jardim Carioca (421) e Dom Antônio Barbosa (319). Os articulados vão suprir a demanda entre os terminais Guaicurus e General Osório; Aero Rancho e General Osório; Nova Bahia e Bandeirantes; Bandeirantes ao Morenão e finalizando no General Osório.

Conteúdos relacionados