A nova delegacia da Mulher, que será construída a partir do 2º trimestres de 2013 em Dourados, está projetada para o futuro. A afirmação é do delegado regional da Polícia Civil de Dourados Carlos Videira. Segundo ele,com estrutura moderna e ampla, a nova delegacia tem a finalidade de atender a demanda de Dourados para os próximos 10 anos.

“A cidade está em pleno desenvolvimento e nada mais justo do que este serviço acompanhar este crescimento. A proposta é otimizar cada vez mais os serviços prestados às mulheres vítimas de violência”, destaca. Segundo ele, prova de sua importância, a Delegacia da Mulher foi a que mais concluiu inquéritos entre as delegacias do interior do Estado. São 1796 procedimentos entre termos circunstanciados de ocorrência e inquéritos concluídos, ficando a frente inclusive da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados.

A previsão é de que a obra seja entregue no final de 2014. Paralelo a isto outras ações estão sendo planejadas para garantir reforço na segurança pública relacionada a mulheres. No caso de autoras de crimes, há um projeto de ativar o presidio feminino no local em que hoje funciona o Semi aberto, que será transferido em 2013 para uma sede que está sendo construída ao lado da Penitenciária Harry Amorin Costa. Atualmente elas são levadas para Jateí, cujo presídio está lotado com 75 detentas.