Geral

Nos EUA hoje é o dia da Super Terça para os republicanos

O dia hoje (6) é chamado de Super Terça pelos norte-americanos, que farão as prévias para as eleições presidenciais, marcadas para novembro em sete estados considerados emblemáticos – Georgia, Ohio, Tennessee, Virginia, Oklahoma, Massachussetts e Vermont. Já as prévias serão realizadas nos estados de Idaho, Dakota do Norte e do Alasca, além de Wyoming. É […]

Arquivo Publicado em 06/03/2012, às 12h01

None

O dia hoje (6) é chamado de Super Terça pelos norte-americanos, que farão as prévias para as eleições presidenciais, marcadas para novembro em sete estados considerados emblemáticos – Georgia, Ohio, Tennessee, Virginia, Oklahoma, Massachussetts e Vermont. Já as prévias serão realizadas nos estados de Idaho, Dakota do Norte e do Alasca, além de Wyoming. É o início das convenções.

As eleições primárias e prévias no Partido Republicano definirão o adversário do presidente norte-americano, Barack Obama. A principal disputa está entre o multimilionário Mitt Romney, que enriqueceu como empresário e virou referência em gestão no país, e Rick Santorum, representante do conservadorismo social e simpático à influência da religião em temas de Estado.

Romney perdeu a indicação republicana em 2008 para o senador John McCain, mas este ano lidera a disputa. Segundo Santorum , ele não “inspira” o eleitorado republicano.

Santorum, que é protestante, faz o contraponto ao mormonismo de Romney. Ele tem aglutinado a preferência de seus colegas de credo e dos eleitores mais conservadores – e também de partidários democratas.

Também estão na disputa Newt Gingrich e Ron Paul, que seguem na terceira e última posição, respectivamente. O estado chamado de pêndulo, porque o eleitorado não estabelece uma tendência única nas eleições presidenciais, é Ohio. De acordo com analistas políticos, as eleições norte-americanas são definidas por pouco mais de duas dezenas de estados, de um total de 50.

No complexo sistema de votação dos Estados Unidos estão na disputa 437 delegados. Um pré-candidato precisa de 1.144 deles para vencer a indicação durante a convenção do partido, na Flórida, em agosto. É consenso entre os analistas que mesmo a megarrodada de votações não deve proclamar nenhum dos dois candidatos vencedores.

Os 437 delegados nesta fase devem ser, segundo as regras do partido, distribuídos proporcionalmente à votação dos candidatos. A partir de 1º de abril, o vencedor de cada primária recebe todos os delegados dos estados. Estimativas preliminares indicam que Romney tem 203 votos, Santorum, 92, Gingrich, 33, e Ron Paul, 20.

(Com colaboração de Allen Bennett e informações da BBC Brasil)

Jornal Midiamax