No Japão, GPS dos carros ajudará em caso de terremoto

De acordo com informação publicada pela agência de notícias japonesa Jiji, a prefeitura de Tóquio desenvolve estudos para que os sistemas de navegação dos automóveis, e também os disponíveis em smartphones, passem a ajudar a indicar as melhores rotas de evacuação em caso de grandes terremotos. Grandes abalos sísmicos, como o que atingiu 9.0 na escala […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

De acordo com informação publicada pela agência de notícias japonesa Jiji, a prefeitura de Tóquio desenvolve estudos para que os sistemas de navegação dos automóveis, e também os disponíveis em smartphones, passem a ajudar a indicar as melhores rotas de evacuação em caso de grandes terremotos.
 
Grandes abalos sísmicos, como o que atingiu 9.0 na escala Richer em março de 2011 no Japão, geram a necessidade de evacuação em massa de áreas urbanas em risco. A ideia é que, durante o próximo grande terremoto que vier a ocorrer no país, os motoristas já possam ter em tempo real informações – em áudio e através de imagens – sobre incêndios e desabamentos de prédios, pontes e viadutos. Além de orientações sobre as rotas de fuga seguras.
 
Durante o terremoto de 2011, uma dificuldade adicional foi causada pelos imensos engarrafamentos causados pela paralisação das linhas de trens e metrô e por milhares de veículos nas ruas, desorientados em meio ao caos que tomou conta de diversas cidades japonesas em virtude dos desabamentos e incêndios. Esses engarrafamentos bloquearam a passagem de carros de bombeiros, ambulâncias e veículos da defesa civíl, o que contribuiu para a ampliação da quantidade de vítimas da tragédia.
 
A expectativa é que o novo sistema de navegação capaz de enviar dados em tempo real durante abalos sísmicos seja apresentado durante uma conferência sobre soluções inteligentes de transporte , que será realizada em outubro de 2013 na capital japonesa.

Conteúdos relacionados