Geral

Nível de rio baixa, mas Defesa Civil mantém alerta

O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, baixou 15 centímetros desde a madrugada e atingiu 11 metros na manhã de hoje (11). De acordo com o comandante adjunto da Defesa Civil do município, major Edson Pessanha, o órgão continua em estado de alerta máximo, mas a situação está […]

Arquivo Publicado em 11/01/2012, às 13h56

None

O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, baixou 15 centímetros desde a madrugada e atingiu 11 metros na manhã de hoje (11). De acordo com o comandante adjunto da Defesa Civil do município, major Edson Pessanha, o órgão continua em estado de alerta máximo, mas a situação está “sob controle”. O nível de transbordo do rio é 9,60 metros.

“Em algumas ruas, que tinham sido inundadas ontem com a enchente do rio, a água já está escoando e a situação está melhorando. Vamos continuar com a equipe de prontidão, mas a nossa expectativa é que, durante todo o dia, o rio continue baixando”, afirmou.


O major lembrou que a Defesa Civil faz plantão permanente na comunidade de Três Vendas, que ficou alagada após o rompimento de um dique na semana passada, levando água e alimento para as famílias que não deixaram suas casas, mesmo com a recomendação das autoridades. Na localidade, as casas continuam submersas e em alguns pontos o nível da enchente chega a dois metros.


O comandante adjunto da Defesa Civil de Campos destacou ainda que somente após o total escoamento da água é que será possível fazer qualquer tipo de reparo nos trechos danificados da rodovia BR-356.


Na noite de ontem (10), o Paraíba do Sul sofreu nova enchente e transbordou em Campos. A Defesa Civil usou sacos de areia para vedar os bueiros e diminuir a pressão da água que aflorava pela rede de drenagem.


De acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado na noite de ontem (10), há nas regiões norte e noroeste do estado 8.608 desajolados e 3.042 desabrigados. Um novo boletim deve ser divulgado na tarde desta quarta-feira (11).

Jornal Midiamax