Geral

Niemeyer recebe homenagem no dia em que completaria 105 anos

O arquiteto Oscar Niemeyer completaria 105 anos hoje (15). Vítima de complicações renais e desidratação, ele morreu no último dia 5 no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro. Como parte das homenagens, o governo do Distrito Federal organiza algumas ações na Fonte Luminosa da Torre de TV. Em […]

Arquivo Publicado em 15/12/2012, às 14h02

None

O arquiteto Oscar Niemeyer completaria 105 anos hoje (15). Vítima de complicações renais e desidratação, ele morreu no último dia 5 no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro.


Como parte das homenagens, o governo do Distrito Federal organiza algumas ações na Fonte Luminosa da Torre de TV. Em 2010, Niemeyer pediu ao maestro Valerio Festi – que associa elementos do teatro à música e à técnica de iluminação – que projetasse um espetáculo para Brasília, “a sua cidade”, inspirado em sua arquitetura.


Hoje, o governo do Distrito Federal retribui a homenagem, segundo sua assessoria. O espetáculo cultural, chamado Abraço de Luz, na Fonte Luminosa da Torre de TV, é uma homenagem ao arquiteto “que fez de Brasília um museu a céu aberto”.


Uma estrutura de 20 metros de altura, em formato de semicírculo, será coberta por 65 mil lâmpadas coloridas. A homenagem contará com uma apresentação do Coro Lírico de Brasília e com a leitura de versos e trechos de cartas de autoria de Niemeyer. O público verá também uma bailarina acrobata, dentro de uma esfera voadora.


O Abraço de Luz será parcialmente aceso, em luto pela morte do arquiteto. A partir de amanhã (16) até o dia 6 de janeiro, a estrutura ficará totalmente acesa das 20h à meia-noite e, no dia 22, a Orquestra Sinfônica de Brasília se apresentará.

Jornal Midiamax