Existe a possibilidade de Campo Grande acolher alguma seleção, durante pré-temporada que antecede a Copa do Mundo de 2014. Esta expectativa foi gerada pela fala do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, hoje pela manhã, durante entrevista concedida à imprensa na Governadoria. Ao lado do prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, da vice-governadora Simone Tebet, do deputado federal Edson Giroto, o ministro falou sobre sua visita e as chances de a cidade receber equipes que participarão de um dos maiores eventos esportivos do planeta.

“Nós, do Governo Federal, queremos fazer com que a Copa e as Olimpíadas possam nacionalizar os ganhos e benefícios que irão promover para o país”, manifestou Rebelo sobre os esforços que serão empreendidos para que todos os estados brasileiros recebam os “dividendos” proporcionados pelo evento. “Para o Brasil, a Copa e as Olimpíadas representam duas grandes oportunidades: apresentar aos turistas o que temos de melhor e, sobretudo, fazer com que o país possa superar suas deficiências em todos os planos”, considerou o ministro.

Neste contexto, Campo Grande pode vislumbrar um cenário favorável, na avaliação de Aldo Rebelo. “Em relação à Copa, não depende de nós, mas daremos todo o apoio às cidades que, como Campo Grande, forem sugeridas como sedes de pré-temporadas”, assegurou o ministro. Rebelo usou como argumento o fato de a cidade ter se preparado para ser sub-sede da Copa do Mundo. Para tanto, é necessário fazer adequações no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, que seria utilizado como centro de treinamento.

Em relação às Olimpíadas, o ministro do Esporte afirmou que o envolvimento do Governo Federal é maior. Neste caso, assegurou seu acompanhamento permanente de obras direcionadas a modalidades esportivas nas quais estados e municípios se destacam. “Judô é um dos casos. Mato Grosso do Sul tem atletas bem classificados entre os judocas brasileiros. Vamos assegurar apoio ao Governo do Estado e à Prefeitura de Campo Grande”, afiançou Aldo Rebelo em referência ao ambiente favorável para que a cidade receba pré-temporada, também, das Olimpíadas.

Durante entrevista coletiva à imprensa, o prefeito Nelson Trad Filho demonstrou seu otimismo em relação aos dois cenários apresentados pelo ministro. “Fazemos fronteira seca com Bolívia e Paraguai e se estas seleções se classificarem e quiserem fazer suas pré-temporadas aqui, encontrarão uma ambiente extremamente favorável pela torcida dos hermanos que residem aqui ou que terão a possibilidade de virem para Campo Grande, pela proximidade com os dois países”, argumentou Nelsinho referindo-se à Copa do Mundo de 2014.

Nelsinho fez coro às palavras do ministro, ao lembrar que Campo Grande está preparada, em vários aspectos, para receber seleções e equipes que vão disputar, respectivamente, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016. O prefeito citou o ginásio esportivo Avelino do Reis, o Guanandizão, como um dos locais para competições esportivas. “Apresentaremos nosso projeto, que o tornaria uma espécie de Maracananzinho”, citou o prefeito sobre a ida ao ginásio, na tarde de hoje.

Ao falar sobre a reunião com o ministro do Esporte, a vice-governadora Simone Tebet que, na ocasião, representava o governador André Puccinelli, afirmou que o Governo sentia-se “muito tranqüilo” por receber, por meio de Aldo Rebelo, o apoio do Governo Federal. “Além do projeto 2º Tempo, que beneficia 74 municípios em 80 polos atendendo crianças de sete a 14 anos, nos deu tranqüilidade saber que o Governo Federal pretende interiorizar a Copa e as Olimpíadas”, observou Simone Tebet.

A reunião com o ministro Aldo Rebelo também teve a presença do vice-prefeito Edil Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos, o deputado estadual Márcio Fernandes, o diretor-presidente da Funesp, Silvio Lobo, o presidente da Fundesporte, Flávio Brito e o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo de Paula Aquino.