Naviraí e Mundo Novo recebem projeto “Na Ponta da Língua”

Trabalhadores de frigorífico em Naviraí e alunos de escolas públicas do município de mundo novo recebem esta semana (17 a 19), um reforço especial no aprendizado das novas regras da língua portuguesa. É o projeto itinerante “Na Ponta da Língua” que está levando a mais de 50 escolas de Mato Grosso do Sul a iniciativa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trabalhadores de frigorífico em Naviraí e alunos de escolas públicas do município de mundo novo recebem esta semana (17 a 19), um reforço especial no aprendizado das novas regras da língua portuguesa. É o projeto itinerante “Na Ponta da Língua” que está levando a mais de 50 escolas de Mato Grosso do Sul a iniciativa que alegra, ensina e traz mais cultura para dentro das instituições de ensino.

O “Na Ponta da Língua” vai tornar as aulas mais divertidas para estudantes de 47 municípios sul-mato-grossenses. Idealizado por Lina Rosa, diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, o projeto é uma realização do Sesi da Paraíba.

Lúdico e bem humorado, o conjunto de ações tem desmistificado as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e ajudado os alunos a entender as novas regras. Composto de 10 curtas-metragens em animação, cartilhas, joguinho eletrônico temático e peça teatral, o “Na Ponta da Língua” promete deixar a turma com as regras na ponta do lápis.

“Num mix criativo de elementos didáticos e historinhas cômicas, a língua de sogra, adereço irreverente das celebrações, vira personagem para trazer humor às resistências com o novo acordo da língua portuguesa. Num duplo sentido inédito, os alunos vão aprender sem sentir a formalidade do processo”, explica Lina Rosa. Serão mais de 100 apresentações teatrais, com músicas exclusivas, em várias instituições de ensino. O projeto teve início em Campo Grande e vai passar por municípios como Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Durante as apresentações, serão distribuídas 300 mil cartilhas e 2mil DVDs. Além do acesso ao site do projeto, que disponibiliza as músicas da peça e vídeos sobre a reforma ortográfica. No portal os internautas ainda podem conferir um game que testa o aprendizado das crianças sobre as novas regras ortográficas. A cartilha, filmes e músicas estão disponíveis no www.napontadalinguaportuguesa.com.br.

O projeto foi idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa, que também é responsável pelos roteiros dos filmes que serão exibidos. “A intenção é quebrar o tabu sobre o novo acordo ortográfico usando instrumentos criativos como teatro e música”, afirma. A peça de teatro é dirigida por Osvaldo Gabrieli, com músicas de Beto Firmino. Ambos de São Paulo. Os atores são do Grupo XPTO.

Conteúdos relacionados