O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho afirmou que “não devemos ir contra a natureza”, quando se refere a continuidade das obras na região norte da cidade, onde ocorreram os maiores estragos. Ele esteve em visita no local ontem à noite, após os 55 minutos de chuva e também na manhã desta sexta-feira (27), para falar sobre as primeiras providências a serem feitas e a prioridade de consertos.

Ele explicou que o volume de água que se acumulou na região do Shopping Campo Grande, onde foi construída uma área de contenção de inundações, teve origem em três fatores. “A alta precipitação registrada ontem, quando 91 milímetros de chuva caíram em 55 minutos, a barragem ainda não terminada no Parque do Sóter, de um total de cinco a serem construídas por conta do Plano Diretor Urbano da cidade e o assoreamento do lago do Parque das Nações Indígenas contribuíram para as inundações”.

Nelsinho disse também que o professor Carlos E.M. Tucci, Especialista em Drenagem Urbana, foi consultado para compor o Plano Diretor Urbano, que está em fase de conclusão. “Ele é o maior especialista do País em drenagem urbana. Onde ele disse para construirmos barragens, bacia de detenção e até o piscinão atrás do shopping fizemos fielmente”, disse.

Durante a coletiva, o prefeito explicou que os três fatores juntos foram a causa da inundação, mas que tudo o que ele puder fazer para conter danos futuros já está sendo feito. “Vamos reconstruir tudo, sem precisar de mais dinheiro, porque a obra está dentro do prazo de entrega da empreiteira e eles são os responsávais. De 30 a 60 dias, tudo estará pronto”, declarou.

Em relação às obras das barragens do Parque do Sóter, Nelson Trad Filho disse que a prefeitura está na quarta etapa de cinco da construção. “Temos que esperar este período de chuvas passar para dar continuidade às obras, que devem estar concluídas de 90 a 120 dias. Qualquer prefeito, em qualquer tempo que administrar a Capital, passará em algum momento por isso. Não temos como ir contra a natureza”, reforçou.