Mutirão do DPVAT alcança 80% de acordos nos dois primeiros dias

Começou na segunda-feira (19) no Fórum de Campo Grande e vai até sexta-feira (23), o Mutirão de Conciliação do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Segundo o juiz titular da 1ª Vara Cível, Vilson Bertelli, um dos coordenadores do Mutirão da Conciliação, em apenas dois dias de atividades […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Começou na segunda-feira (19) no Fórum de Campo Grande e vai até sexta-feira (23), o Mutirão de Conciliação do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Segundo o juiz titular da 1ª Vara Cível, Vilson Bertelli, um dos coordenadores do Mutirão da Conciliação, em apenas dois dias de atividades realizadas já é possível observar resultados positivos da ação. “O mutirão está correspondendo com as nossas expectativas. As partes estão presentes de forma efetiva. Assim, conseguimos realizar 80 conciliações por dia, e desta quantidade, 80% das audiências resultaram em um acordo”. A meta é realizar 450 conciliações de todas as Varas Cíveis do Fórum até o final do Mutirão.

Um dos casos que buscam uma solução no Mutirão do DPVAT é o de Santina do Amaral, de 82 anos. Há dois anos, ela sofreu um acidente de trânsito e não foi socorrida pelo causador do fato, mas recebeu ajuda do Corpo de Bombeiros e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em razão do ocorrido, Santina precisou de tratamentos médicos e teve muita dificuldade para conseguir um andador, pois depois do acidente sua locomoção tornou-se precária. Além disso, ela não conseguiu mais produzir trabalhos artesanais, que contribuíam com sua renda mensal. Até o presente momento, o causador do acidente não se prontificou a arcar com suas responsabilidades.

Devido a isso, Karina, neta de Santina, vê no projeto da conciliação a possibilidade de colocar um fim neste caso. “O Mutirão do DPVAT é uma esperança para que o processo seja finalizado e tenha uma solução para minha avó”.

As audiências de conciliação ocorrem no 1º andar, bloco B, e são realizadas por conciliadores, supervisionados por um juiz. Em uma sala no 2º andar, também no Bloco B, são realizadas as perícias. Há setas indicativas, banners e cartazes no prédio do Fórum para sinalizar onde fica a sala de audiência e a sala de perícia. O atendimento é das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.

O Mutirão de Conciliação, que é uma parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com a Seguradora Líder, responsável pelo gerenciamento do seguro DPVAT, tem o objetivo de estabelecer um acordo entre as partes nos processos de seguro por invalidez.

Conteúdos relacionados