Municípios do MS aderem ao Sistema de Inspeção de Alimentos do Mapa

O Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), formado por cinco municípios sul-mato-grossenses e presidido por José Gilberto Garcia, Prefeito de Nova Andradina/MS, aderiu recentemente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SISBI/MAPA). A auditoria operacional nos serviços de inspeção dos mun…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), formado por cinco municípios sul-mato-grossenses e presidido por José Gilberto Garcia, Prefeito de Nova Andradina/MS, aderiu recentemente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SISBI/MAPA). A auditoria operacional nos serviços de inspeção dos municípios que formam o consórcio foi realizada nos dias 2 a 5 de outubro, por Fiscais Federais Agropecuários dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal das Superintendências Federais de Agricultura do Estado e do Rio Grande do Sul, com objetivo de avaliar se os serviços oficiais estão aptos a aderirem ao SISBI/SUASA.

Os cinco municípios que integram a região do Vale do Ivinhema são os primeiros a aderirem ao sistema no Mato Grosso do Sul e o segundo consórcio do país a aderir ao SISBI. A auditoria operacional que verificou a aptidão dos municípios do Codevale foi realizada pelas fiscais, Inês Castro Costa e Almeida, Gestora do SISBI no estado e Suzane Bittencourt, Gestora na SFA/RS.

A fiscalização conjunta verificou se os serviços de inspeção municipal estão devidamente estruturados para obter o reconhecimento de equivalência com o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI/SUASA), e ficou definido que os municípios estão aptos a aderirem ao sistema, mas terão que aguardar a publicação de uma portaria de adesão que será assinada pelo ministro da agricultura nos próximos 30 dias, segundo informou o Superintendente da SFA/MS, Orlando Baez.

Os técnicos do Mapa orientaram os municípios para formarem uma estrutura mais sólida, além de realizarem vários treinamentos e capacitações na área de inspeção de produtos de origem animal para os técnicos da região.

O primeiro estabelecimento indicado no estado foi o entreposto de mel Sempre Doce, localizado em Anaurilândia. Existem na região outros empreendimentos em estágios bem avançados de implantação que estão se adequando as normas oficiais para também aderirem ao SISBI/SUASA/MAPA com objetivo de ampliarem mercados. Uma vez autorizados pelo Mapa, estabelecimentos frigoríficos, laticínios e entrepostos de pescado, mel e derivados, poderão ampliar o âmbito de comercialização de seus produtos para todo o território nacional sem nenhuma restrição legal.

Antes da adesão ao SISBI os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal nesses municípios só podiam fazer a comercialização de seus produtos dentro do município, restringindo dessa forma a capacidade de ampliação da produção e do número de vagas no mercado de trabalho regional. Para os consumidores a adesão dos municípios aos sistema de inspeção representa uma maior oferta de produtos com maior qualidade e segurança de consumo atestada.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados