Município de MS oficializa ‘apelido’ de Areia Santa com lei estadual

O município de Figueirão, que fica a 260 quilômetros de Campo Grande e foi criado oficialmente em 2003, passou a ter legalmente o cognome de “Areia Santa”. Foi publicada nesta sexta-feira (19) a lei estadual oficializando o decreto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Um cognome é uma espécie de apelido, relacionado a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O município de Figueirão, que fica a 260 quilômetros de Campo Grande e foi criado oficialmente em 2003, passou a ter legalmente o cognome de “Areia Santa”. Foi publicada nesta sexta-feira (19) a lei estadual oficializando o decreto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Um cognome é uma espécie de apelido, relacionado a alguma característica ou fato que identifique uma pessoa ou lugar. Figueirão foi criada pelo então governador Zeca do PT com o desmembramento de uma parte do território de Camapuã, após plebiscito realizado em 14 de setembro de 2003.

O município, um dos caçulas sul-mato-grossenses, era ocupado originalmente por índios da tribo Caiapó, segundo o professor e historiador Admar de Araújo.

A cidade tem o nome de Figueirão em referência a uma figueira que existia no “Vau da Jesuína”, ou “Vau da Figueira”, na margem direita do Córrego também chamado Figueirão. O local foi deteriorado pelo assoreamento e a árvore não existe mais.

A lei 4.258, sancionada pelo governador André Puccinelli, entra em vigor nesta sexta-feira, tornando oficial a partir de hoje o uso de “Areia Santa” como uma espécie de segundo nome para Figueirão.

Conteúdos relacionados