Mulheres terão 240 cursos gratuitos no mês das mães
De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, uma média de 158.466 mulheres habitam a zona rural de Mato Grosso do Sul, sendo que Ponta Porã, Dourados e Sidrolândia ocupam o topo do ranking de mulheres que possuem residência no campo. Durante o mês de maio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, uma média de 158.466 mulheres habitam a zona rural de Mato Grosso do Sul, sendo que Ponta Porã, Dourados e Sidrolândia ocupam o topo do ranking de mulheres que possuem residência no campo. Durante o mês de maio essas mulheres terão à disposição cerca de 240 cursos gratuitos, todos tendo a qualificação e o aprimoramento nas atividades desenvolvidas no meio rural do Estado como objetivos específicos.
“Todos interessados nos cursos podem se inscreverem nos sindicatos rurais de seus municípios, porém, uma atenção especial será dada às mães nesse mês de maio, já são responsáveis por grande parte da gestão dos negócios rurais da região”, afirma Clodoaldo Martins, Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.
Sérgio Ostetto, instrutor do curso de cultivo de orquídeas do Senar/MS, alega que as mulheres do Estado abrem um mercado promissor devido o seu senso de empreendedorismo. “A maioria das pessoas que se inscrevem no curso de orquídea são mães que buscam uma nova fonte de renda para ajudar nas despesas da família. Em uma ocasião no interior de MS, uma mãe virou empresária no ramo das flores após o curso, a ponto de o esposo ter de largar o emprego para ajudar a expandir os negócios da família”, afirma Ostetto.
Entres os cursos disponibilizados pelo Senar/MS, aqueles que as mães de MS são maioria estão relacionados à área de alimentação e nutrição, saúde, educação e artesanato. Mas não deixam os outros setores serem preenchidos totalmente pela figura masculina, marcam presença também naqueles que dizem respeito à pecuária, silvicultura e agroindústria.
Em Cassilândia e Camapuã as mulheres interessadas poderão se inscrever gratuitamente no curso de artesanato em fibras de bananeira, enquanto que as mães de Porto Murtinho, Jardim e Rio Negro terão a oportunidade de praticar a produção artesanal de alimentos na culinária básica além de outros 235 cursos disponíveis de forma gratuita nesse mês de maio em todo o Estado de MS.
A lista de cursos disponíveis está no site www.senarms.org.br e suas inscrições são gratuitas e realizadas no sindicato rural de cada município.
Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. www.senarms.org.br
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.