MS pode ter vacinação gratuita contra o câncer de colo de útero
Após os debates na CCJR sobre a constitucionalidade do Projeto de Lei do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB/MS) que pede o fornecimento gratuito pelo estado da vacina anti-papilomavírus que imuniza contra o vírus do HPV, o projeto teve sua primeira vitória na Assembléia Legislativa nesta semana. Depois dos dois votos contrários à disponibilização da vacina […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após os debates na CCJR sobre a constitucionalidade do Projeto de Lei do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB/MS) que pede o fornecimento gratuito pelo estado da vacina anti-papilomavírus que imuniza contra o vírus do HPV, o projeto teve sua primeira vitória na Assembléia Legislativa nesta semana.
Depois dos dois votos contrários à disponibilização da vacina pelos deputados Arroyo (PR/MS) e Júnior Mochi (PMDB/MS) que entenderam que o projeto apresentava vício de iniciativa, já que pela constituição o legislativo não pode causar custo ao executivo, o projeto foi votado em plenário, onde os demais deputados aprovaram o Projeto de Lei. Na próxima fase, o projeto ainda pode ser vetado pelo governador. Caso isso aconteça, ele volta para a Assembléia para uma nova votação. Confiante, o deputado Marquinhos Trad acredita que seu projeto tem tudo para ser aprovado, já que o gasto com a prevenção é menor do que com o tratamento.
“ Apresentei o projeto em razão do alto índice de incidência. O Mato Grosso do Sul tem o segundo mais alto índice de câncer de colo de útero do país, perdendo apenas para o estado do Amazonas. É o segundo tipo câncer mais comum entre as mulheres. No último ano, foram registrados 130 mil óbitos no Brasill. Um volume maior do que o número de casos de Aids acumulados em 24 anos. A taxa de mortalidade cresceu 30% e os gastos do governo federal na assistência oncológica de alta complexidade é de 1,2 bilhão por ano com o tratamento. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o custo desse tratamento aumentará oito vezes nos próximos dois anos e sairá sete vezes mais caro do que ações de prevenção. Diante da relevância deste assunto, acredito que o Projeto de Lei venha a atender a população promovendo a saúde e ajudando a mudar estas estatísticas” afirmou o parlamentar.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.