A Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS) informa aos gestores e coordenadores da Igualdade Racial do Estado que nos dias 20 e 21 de setembro haverá o Encontro Regional do Centro Oeste do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), em Cuiabá (MT).

De acordo com a Cppir/MS, o convite sobre o assunto foi enviado a todos os gestores municipais de MS, que aderiram ao Fipir. Já confirmaram presença para o evento os gestores municipais dos municípios de Bataguassu, Costa Rica, Caracol, Corumbá e São Gabriel do Oeste. O encontro conta com a participação de representantes de todos os gestores municipais e estaduais de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e de Mato Grosso, bem como de todos representantes dos municípios.

A abertura do evento também conta com a participação da assessora técnica do Conselho Municipal de Educação (CME), de Cuiabá (MT), professora Jacy Proença; o governador de Mato Grosso, Pedro Reis Oliveira, a coordenadora da Cppir/MS, Raimunda Luzia de Brito, além de representantes da coordenadoria da Fipir, da Presidência da República, dos governos de Goiás e do Distrito Federal.

Segundo os organizadores, o evento tem como propósito, a integração dos gestores e socializar experiências. E ainda, analisar a execução e resultados das políticas de ação afirmativa nas várias esferas de governo e promover a articulação com os movimentos negro e indigenista, bem como propor ações coordenadas para subsidiar a formulação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) com vistas a implementação de ações pela promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo.

De acordo com as informações da Cppir/MS, até agora, 17 prefeitos do interior do Estado assinaram o documento de adesão ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Fipir/MS). Os municípios que aderiram ao Fipir são: Aquidauana, Aparecida do Taboado, Anastácio, Anaurilândia, Bandeirantes, Coxim, Caarapó, Caracol, Camapuã, Chapadão do Sul, Deodápolis, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Tacuru.

Segundo Raimunda Luzia de Brito, dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul apenas três (Bataguassu, Costa Rica e Corumbá) criaram, de fato, coordenadorias de políticas para a promoção da igualdade racial.

Serviço

A abertura do Encontro Regional do Centro-Oeste do Fipir será na quinta-feira (20), às 13h30, no Museu da Imagem e Som (Misc) de Cuiabá (MT), que fica na rua Voluntários da Pátria, esquina com 7 de Setembro – Centro da cidade. Fones para contato: (65) 3313-3043/3617-1288.